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http://hdl.handle.net/11690/2609
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.author | Sanches, Maria do Perpetuo Socorro Conte | - |
dc.date.accessioned | 2022-03-16T21:40:12Z | - |
dc.date.available | 2022-03-16T21:40:12Z | - |
dc.date.issued | 2021 | - |
dc.identifier.citation | SANCHES, M. P. S. C. Dispositivos legais orientadores do retorno às aulas após a pandemia do covid-19 na rede pública estadual em Manaus/AM: uma análise na perspectiva da aprendizagem significativa. 2021. 116 f. Dissertação (mestrado em Educação) - Universidade La Salle, Canoas, 2021. Disponível em: http://hdl.handle.net/11690/2609. Acesso em: 16 mar. 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11690/2609 | - |
dc.description.abstract | A pesquisa, do tipo documental, focaliza a aprendizagem significativa no contexto pós- pandemia da Covid-19 no estado do Amazonas. Insere-se na linha de pesquisa Formação de Professores, Teorias e Práticas Educativas do Programa de Pós-graduação em Educação – Programa Minter Manaus – da Universidade La Salle de Canoas. Tem como problema de pesquisa: Como é abordada a aprendizagem significativa nos dispositivos legais orientadores do retorno às aulas após a pandemia do Covid-19 na rede pública estadual em Manaus/AM? O estudo está fundamentado na Teoria da Aprendizagem Significativa, de David Ausubel, realizando-se um diálogo com autores que abordam a temática em tela. O corpus investigativo está composto pelos dispositivos legais norteadores da ação pedagógica pós-pandemia no estado do Amazonas, a saber: Diretrizes Curriculares e Pedagógicas: Frente aos desafios do contexto atual (SEDUC/AM) e o Plano de retorno às atividades presenciais: ações pedagógicas, de gestão e saúde para as unidades de ensino pós-pandemia da Covid-19. Os referidos dispositivos são analisados com base na Técnica de Análise de Conteúdo. Os resultados mostram que, mesmo não mencionando diretamente a Teoria da Aprendizagem Significativa em seus pressupostos, os dispositivos legais analisados aproximam-se da Teoria de David Ausubel, especialmente nos seguintes aspectos: a) preocupação com os saberes prévios dos estudantes, b) incentivo ao uso de metodologias ativas e problematização, o que contribui à motivação e interesse dos estudantes, c) e formação continuada, de forma a oferecer subsídios para que os docentes atuem enquanto mediadores da aprendizagem. Nota-se, ainda, uma preocupação com a saúde mental de todos os envolvidos no processo educativo, considerada por Ausubel como um fator relevante para que ocorra a aprendizagem significativa. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Universidade La Salle | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Pandemias | pt_BR |
dc.subject | COVID-19 | pt_BR |
dc.subject | Rede estadual de ensino | pt_BR |
dc.subject | Manaus | pt_BR |
dc.title | Dispositivos legais orientadores do retorno às aulas após a pandemia do covid-19 na rede pública estadual em Manaus/AM: uma análise na perspectiva da aprendizagem significativa | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.contributor.advisor | Jung, Hildegard Susana | pt_BR |
dc.degree.local | Canoas, RS | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação | pt_BR |
dc.publisher.country | BR | pt_BR |
Appears in Collections: | Dissertação (PPGE) |
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