Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11690/2609
Autor(es): Sanches, Maria do Perpetuo Socorro Conte
Título: Dispositivos legais orientadores do retorno às aulas após a pandemia do covid-19 na rede pública estadual em Manaus/AM: uma análise na perspectiva da aprendizagem significativa
Palavras-chave: Educação;Pandemias;COVID-19;Rede estadual de ensino;Manaus
Data do documento: 2021
Editor: Universidade La Salle
Citação: SANCHES, M. P. S. C. Dispositivos legais orientadores do retorno às aulas após a pandemia do covid-19 na rede pública estadual em Manaus/AM: uma análise na perspectiva da aprendizagem significativa. 2021. 116 f. Dissertação (mestrado em Educação) - Universidade La Salle, Canoas, 2021. Disponível em: http://hdl.handle.net/11690/2609. Acesso em: 16 mar. 2022.
Resumo: A pesquisa, do tipo documental, focaliza a aprendizagem significativa no contexto pós- pandemia da Covid-19 no estado do Amazonas. Insere-se na linha de pesquisa Formação de Professores, Teorias e Práticas Educativas do Programa de Pós-graduação em Educação – Programa Minter Manaus – da Universidade La Salle de Canoas. Tem como problema de pesquisa: Como é abordada a aprendizagem significativa nos dispositivos legais orientadores do retorno às aulas após a pandemia do Covid-19 na rede pública estadual em Manaus/AM? O estudo está fundamentado na Teoria da Aprendizagem Significativa, de David Ausubel, realizando-se um diálogo com autores que abordam a temática em tela. O corpus investigativo está composto pelos dispositivos legais norteadores da ação pedagógica pós-pandemia no estado do Amazonas, a saber: Diretrizes Curriculares e Pedagógicas: Frente aos desafios do contexto atual (SEDUC/AM) e o Plano de retorno às atividades presenciais: ações pedagógicas, de gestão e saúde para as unidades de ensino pós-pandemia da Covid-19. Os referidos dispositivos são analisados com base na Técnica de Análise de Conteúdo. Os resultados mostram que, mesmo não mencionando diretamente a Teoria da Aprendizagem Significativa em seus pressupostos, os dispositivos legais analisados aproximam-se da Teoria de David Ausubel, especialmente nos seguintes aspectos: a) preocupação com os saberes prévios dos estudantes, b) incentivo ao uso de metodologias ativas e problematização, o que contribui à motivação e interesse dos estudantes, c) e formação continuada, de forma a oferecer subsídios para que os docentes atuem enquanto mediadores da aprendizagem. Nota-se, ainda, uma preocupação com a saúde mental de todos os envolvidos no processo educativo, considerada por Ausubel como um fator relevante para que ocorra a aprendizagem significativa.
Orientador(es): Jung, Hildegard Susana
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGE)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
mpscsanches.pdfOpen Access2,16 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.