Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11690/2611
Autor(es): Pereira, Charles dos Santos
Título: Aulas on-line durante a pandemia da COVID-19: percepções de estudantes adolescentes do ensino médio de uma escola pública estadual da cidade de Manaus
Palavras-chave: Pandemia - COVID-19;Estudantes;Aulas on-line
Data do documento: 2021
Editor: Universidade La Salle
Citação: PEREIRA, C. S. Aulas on-line durante a pandemia da COVID-19: percepções de estudantes adolescentes do ensino médio de uma escola pública estadual da cidade de Manaus. 2021. 85 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade La Salle, Canoas, 2021. Disponível em: http://hdl.handle.net/11690/2611. Acesso em: 23 mar. 2022.
Resumo: A suspensão das aulas presenciais provocadas pelo novo coronavírus, denominado de Sars-Cov-2, causador da COVID-19, desacelerou totalmente a humanidade. As atividades escolares deixaram de acontecer dentro de uma estrutura física para ganhar um ambiente ilimitado, a partir do uso de tecnologias e aulas on-line. Com isso, o processo de aprendizagem passou a acontecer em qualquer lugar, não apenas se concentrando dentro de uma sala de aula. Especificamente na cidade de Manaus, que foi considerada epicentro da pandemia, considerou-se necessário analisar a forma como os estudantes lidaram com as dificuldades e desafios desse novo formato de ensino e de aprendizagem, tendo em vista ser uma situação inédita e desconhecida para todos. Assim, o objetivo desta pesquisa foi analisar a percepção dos estudantes adolescentes do ensino médio de uma escola pública estadual da cidade de Manaus, durante as aulas on-line no período da pandemia da COVID-19. Foi realizada uma pesquisa qualitativa exploratória, com estudos de caso, na linha de pesquisa Educação, gestão e políticas públicas do Programa de Pós-graduação Minter-Manaus da Universidade La Salle. Participaram do estudo cinco estudantes de uma escola estadual com idades entre 14 e 15 anos, que acompanharam e participaram das aulas on-line durante todo o contexto de pandemia, entre os anos de 2020 e 2021. A coleta de dados foi realizada por meio de textos narrativos e entrevistas semidirigidas individuais com os estudantes selecionados. A partir da análise de conteúdo dos dados coletados foram evidenciadas quatro categorias: desafios da conectividade, papel do professor durante as aulas on-line, apoio social e aprendizagem na percepção dos estudantes. Os resultados obtidos nesta pesquisa demonstraram que, segundo a percepção dos estudantes, o uso das tecnologias por meio de aparelhos eletrônicos conectados à internet foi fundamental para manter o contato entre professores e estudantes, e esse formato de aulas on-line garantiu, de certo modo, a continuação da aprendizagem dos estudantes. O desempenho e a importância dos professores foram revelados como garantia de que o processo educacional não ficou estático, pois a presença e o empenho dos professores, que atuaram com dedicação, sustentaram a continuidade da aprendizagem na vida dos estudantes. O apoio social foi revelado como suporte e amparo através da presença da família, amigos e vínculos com grupos religiosos. Esse apoio social se configurou como uma base para sustentar o equilíbrio dos estudantes entre os estudos e os impactos da pandemia. Por fim, a aprendizagem foi revelada como algo constante e vivo, sempre presente nas relações e nas trocas mútuas de experiências, demonstrando e revelando claramente que a educação se reinventa e se fortalece mesmo em meio a uma pandemia global. Pode-se concluir que políticas públicas eficientes devem ser criadas para fortalecer a educação, no sentido de corroborar a importância do uso de tecnologias, do apoio aos professores, da necessidade de redes de apoio social, para que se possa entender que educação se faz com o envolvimento de todos, e que a aprendizagem é algo que só acontecerá com a liberdade para pensar, questionar e agir. Dessa forma, as aulas no formato on-line propiciaram aos estudantes diferentes formas de acesso e construção do conhecimento, para que diversas possibilidades de aprendizagens fossem possíveis, apesar dos limites impostos pela pandemia.
Orientador(es): Dell’Aglio, Débora Dalbosco
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGE)

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