Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/11690/2640
Autor(es): | Conte, Elaine Habowski, Adilson Cristiano Milbradt, Carla |
Título: | As juventudes e as tecnologias: horizontes educacionais. |
Palavras-chave: | Juventudes;Tecnologias;Educação |
Data do documento: | 2021 |
Editor: | Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação |
Citação: | HABOWSKI, A. C.; CONTE, E.; MILBRADT, C. As juventudes e as tecnologias: horizontes educacionais. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara/SP, v. 16, n. 2, p. 440-466, 2021. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/12718/10413 - Acesso em 24 fev 2022 |
Resumo: | O estudo discute sobre os diferentes modos de viver das juventudes em meio às aprendizagens sociais e culturais estimuladas pelas tecnologias digitais, tomando por base as abordagens mapeadas em teses de doutorado produzidas de 2012 a 2016. Trata-se de uma pesquisa hermenêutico-reconstrutiva realizada no portal da Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações no campo da educação, com o objetivo de identificar as problemáticas, as interlocuções e os desafios sobre as juventudes e as tecnologias digitais. Trata-se de reconhecer as relações entre diferentes perspectivas que vêm ao nosso encontro desde o final do século XX, correspondendo às mudanças sociais que o contexto midiático está provocando nas (im)possibilidades do diálogo intercultural das juventudes. Os debates sobre a cultura digital e seus entrelaçamentos com a formação dos jovens retroalimentam os processos educacionais, no sentido de ir além da ingenuidade instrumental, o que demanda um impulso prático à intercomunicação no mundo com as juventudes. |
Aparece nas coleções: | Artigo de Periódico (Pedagogia) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
econte.pdf | Open Access | 322,1 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.