Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11690/2646
Autor(es): Conte, Elaine
Pereira, Silvana Ferreira
Título: Aporias à inclusão digital de jovens no ensino técnico
Palavras-chave: Tecnologias digitais;Inclusão digital;Cursos técnicos
Data do documento: 2021
Editor: Revista Cocar
Citação: PEREIRA, S. F. ; CONTE, E. Aporias à inclusão digital de jovens no ensino técnico. Revista Cocar, [S.l.], v. 15, n. 33, p. 1-22, 2021. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/4552. Acesso em: 01 abr. 2022.
Resumo: O estudo discute os impactos das tecnologias digitais em cursos técnicos para identificar os entraves à inclusão digital de jovens no cotidiano educativo e no mundo do trabalho. Evidencia-se, por meio da pesquisa-formação, como são abordados os processos de ensino com os estudantes do curso técnico de Administração em uma escola particular de Porto Alegre/RS. A problemática que norteia a pesquisa é: quais os entraves e os limites encontrados pelos estudantes de ensino técnico em relação à utilização dos softwares básicos? Os resultados indicam que os cursos técnicos não oferecem uma disciplina específica de informática no processo formativo ou um programa de aprendizagem profissional que apoie os estudantes nos processos de inclusão das tecnologias digitais na formação e nas experiências concretas no ensino técnico.
Aparece nas coleções:Artigo de Periódico (Pedagogia)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
econte.pdfOpen Access530,35 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.