Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11690/2646
Authors: Conte, Elaine
Pereira, Silvana Ferreira
Title: Aporias à inclusão digital de jovens no ensino técnico
Keywords: Tecnologias digitais;Inclusão digital;Cursos técnicos
Issue Date: 2021
Publisher: Revista Cocar
Citation: PEREIRA, S. F. ; CONTE, E. Aporias à inclusão digital de jovens no ensino técnico. Revista Cocar, [S.l.], v. 15, n. 33, p. 1-22, 2021. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/4552. Acesso em: 01 abr. 2022.
Abstract: O estudo discute os impactos das tecnologias digitais em cursos técnicos para identificar os entraves à inclusão digital de jovens no cotidiano educativo e no mundo do trabalho. Evidencia-se, por meio da pesquisa-formação, como são abordados os processos de ensino com os estudantes do curso técnico de Administração em uma escola particular de Porto Alegre/RS. A problemática que norteia a pesquisa é: quais os entraves e os limites encontrados pelos estudantes de ensino técnico em relação à utilização dos softwares básicos? Os resultados indicam que os cursos técnicos não oferecem uma disciplina específica de informática no processo formativo ou um programa de aprendizagem profissional que apoie os estudantes nos processos de inclusão das tecnologias digitais na formação e nas experiências concretas no ensino técnico.
Appears in Collections:Artigo de Periódico (Pedagogia)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
econte.pdfOpen Access530,35 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.