Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11690/2655
Autor(es): Conte, Elaine
Título: Perspectivas da performance docente à luz das tecnologias digitais
Palavras-chave: Performances;Tecnologias digitais;Redes sociais;Redes sociais;Comunicação
Data do documento: 2020
Editor: Educar em Revista
Citação: CONTE, E. Perspectivas da performance docente à luz das tecnologias digitais. Educar em Revista, Curitiba, v. 36, p. 1-19, 2020. Disponível em: https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/62506. Acesso em: 01 abr. 2022.
Resumo: A performance surge nesse ensaio como uma dimensão inquietante e complexa, para compreendermos a dinâmica das relações do viver fluído e intenso das interconexões digitais, considerando a emergência da tecnociência e do agir pedagógico online. Trata-se de aprofundar os debates hermenêuticos sobre as dimensões da performance docente com as transformações objetivas, subjetivas e sociais das redes sociais. Afinal, o que estamos performando em termos de ações pedagógicas, filosóficas e políticas na cultura digital? Os desafios de uma performance docente aliada à cultura digital revelam déficits acerca da recriação de conhecimentos e atuação performativa do professor na areia movediça das tecnologias. Tais provocações da atuação docente na cibercultura apontam para ambiguidades dos processos pedagógicos nos meios virtualizados, o que demanda um processo de reflexão que possa se expandir com potencial de conversação, potencial de visibilidade e contradições performativas. Uma visão crítica da pedagogia online com contrapontos e desdobramentos no exercício da imaginação e da produção de conhecimentos requer a ação docente para engajar-se às performances sociais, a partir de outras releituras e pesquisas.
Aparece nas coleções:Artigo de Periódico (Pedagogia)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
econte.pdfOpen Access377,27 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.