Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11690/2655
Authors: | Conte, Elaine |
Title: | Perspectivas da performance docente à luz das tecnologias digitais |
Keywords: | Performances;Tecnologias digitais;Redes sociais;Redes sociais;Comunicação |
Issue Date: | 2020 |
Publisher: | Educar em Revista |
Citation: | CONTE, E. Perspectivas da performance docente à luz das tecnologias digitais. Educar em Revista, Curitiba, v. 36, p. 1-19, 2020. Disponível em: https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/62506. Acesso em: 01 abr. 2022. |
Abstract: | A performance surge nesse ensaio como uma dimensão inquietante e complexa, para compreendermos a dinâmica das relações do viver fluído e intenso das interconexões digitais, considerando a emergência da tecnociência e do agir pedagógico online. Trata-se de aprofundar os debates hermenêuticos sobre as dimensões da performance docente com as transformações objetivas, subjetivas e sociais das redes sociais. Afinal, o que estamos performando em termos de ações pedagógicas, filosóficas e políticas na cultura digital? Os desafios de uma performance docente aliada à cultura digital revelam déficits acerca da recriação de conhecimentos e atuação performativa do professor na areia movediça das tecnologias. Tais provocações da atuação docente na cibercultura apontam para ambiguidades dos processos pedagógicos nos meios virtualizados, o que demanda um processo de reflexão que possa se expandir com potencial de conversação, potencial de visibilidade e contradições performativas. Uma visão crítica da pedagogia online com contrapontos e desdobramentos no exercício da imaginação e da produção de conhecimentos requer a ação docente para engajar-se às performances sociais, a partir de outras releituras e pesquisas. |
Appears in Collections: | Artigo de Periódico (Pedagogia) |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
econte.pdf | Open Access | 377,27 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.