Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11690/2702
Authors: | Conte, Elaine Habowski, Adilson Cristiano Fontana, Maristela Vigolo |
Title: | Perspectivas sobre objetos de aprendizagem de autoria coletiva nos cursos de EAD |
Keywords: | Objetos de aprendizagem;Inteligência coletiva;EaD |
Issue Date: | 2019 |
Publisher: | Revista Intersaberes |
Citation: | FONTANA, M. V.; CONTE, E.; HABOWSKI, A. C. Perspectivas sobre objetos de aprendizagem de autoria coletiva nos cursos de EAD. Revista Intersaberes, [S.l.], v. 13, n. 29, p. 330-341. Disponível em: https://www.revistasuninter.com/intersaberes/index.php/revista/article/view/1424. Acesso em: 08 abr. 2022. |
Abstract: | O presente estudo, de caráter qualitativo e exploratório, investiga as práticas que norteiam a construção de objetos de aprendizagem (OA) de autoria coletiva para a educação a distância (EaD). Realizamos uma investigação para compreender se nas visões de três coordenadoras de cursos de EaD existe a possibilidade de estabelecer relações associativas entre a construção de OA pelos sujeitos participantes, para a constituição da autoria coletiva. Apresentamos ainda uma revisão de literatura sobre a constituição de OA através de uma abordagem hermenêutica. Dentre os elementos relevantes da pesquisa, elencamos que a construção de um OA não seria apenas um recurso didático-pedagógico, pois envolve a abertura para o potencial da imaginação criadora e da motivação a novas formas de apreender o mundo, rompendo com ações objetivistas, estagnadas, competitivas e superficiais, de práticas pedagógicas técnico-operacionais e automatizadas. A perspectiva da construção aprendente e intencional do OA, de forma solidária via usabilidade tecnológica e linguagem (re)criadora, potencializa e aprimora iniciativas autônomas, formativas e democráticas da inteligência coletiva. |
Appears in Collections: | Artigo de Periódico (Pedagogia) |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
econte.pdf | Open Access | 194.57 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.