Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11690/2702
Authors: Conte, Elaine
Habowski, Adilson Cristiano
Fontana, Maristela Vigolo
Title: Perspectivas sobre objetos de aprendizagem de autoria coletiva nos cursos de EAD
Keywords: Objetos de aprendizagem;Inteligência coletiva;EaD
Issue Date: 2019
Publisher: Revista Intersaberes
Citation: FONTANA, M. V.; CONTE, E.; HABOWSKI, A. C. Perspectivas sobre objetos de aprendizagem de autoria coletiva nos cursos de EAD. Revista Intersaberes, [S.l.], v. 13, n. 29, p. 330-341. Disponível em: https://www.revistasuninter.com/intersaberes/index.php/revista/article/view/1424. Acesso em: 08 abr. 2022.
Abstract: O presente estudo, de caráter qualitativo e exploratório, investiga as práticas que norteiam a construção de objetos de aprendizagem (OA) de autoria coletiva para a educação a distância (EaD). Realizamos uma investigação para compreender se nas visões de três coordenadoras de cursos de EaD existe a possibilidade de estabelecer relações associativas entre a construção de OA pelos sujeitos participantes, para a constituição da autoria coletiva. Apresentamos ainda uma revisão de literatura sobre a constituição de OA através de uma abordagem hermenêutica. Dentre os elementos relevantes da pesquisa, elencamos que a construção de um OA não seria apenas um recurso didático-pedagógico, pois envolve a abertura para o potencial da imaginação criadora e da motivação a novas formas de apreender o mundo, rompendo com ações objetivistas, estagnadas, competitivas e superficiais, de práticas pedagógicas técnico-operacionais e automatizadas. A perspectiva da construção aprendente e intencional do OA, de forma solidária via usabilidade tecnológica e linguagem (re)criadora, potencializa e aprimora iniciativas autônomas, formativas e democráticas da inteligência coletiva.
Appears in Collections:Artigo de Periódico (Pedagogia)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
econte.pdfOpen Access194,57 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.