Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/11690/2709
Autor(es): | Conte, Elaine Habowski, Adilson Cristiano Trevisan, Amarildo Luiz |
Título: | Por uma cultura reconstrutiva dos sentidos das tecnologias na educação |
Palavras-chave: | Tecnologias;Educação;Instrumentalidade técnica |
Data do documento: | 2019 |
Editor: | Revista Educação e Sociedade |
Citação: | HABOWSKI, A. C. ; CONTE, E.; TREVISAN, A. L. Por uma cultura reconstrutiva dos sentidos das tecnologias na educação. Educação & Sociedade, Campinas/SP, v. 40, p. 1-18, 2019. Disponível em: https://www.scielo.br/j/es/a/wWpCfbk939jC8NM6BNhxbCq/?lang=pt. Acesso em: 08 abr. 2022. |
Resumo: | O artigo discute a reconstrução dos sentidos das tecnologias na educação, para pensá-las de forma crítica. O problema de pesquisa visa compreender a relação entre educação e tecnologia e seus entrelaçamentos pedagógicos, tendo por base os estudos de teóricos críticos sobre a filosofia da tecnologia, procurando elucidar as contradições formativas e como esse universo é apropriado nas práticas pedagógicas, tendo em vista que, muitas vezes, isso robotiza tais práticas. Nesse sentido, pergunta-se pelas alternativas contra-hegemônicas para fomentar diálogos e questionar a razão operacional das tecnologias na educação, cuja operacionalidade ainda serve de inspiração para resolver os problemas educacionais. |
Aparece nas coleções: | Artigo de Periódico (Pedagogia) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
econte.pdf | Open Access | 243,72 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.