Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11690/2709
Authors: Conte, Elaine
Habowski, Adilson Cristiano
Trevisan, Amarildo Luiz
Title: Por uma cultura reconstrutiva dos sentidos das tecnologias na educação
Keywords: Tecnologias;Educação;Instrumentalidade técnica
Issue Date: 2019
Publisher: Revista Educação e Sociedade
Citation: HABOWSKI, A. C. ; CONTE, E.; TREVISAN, A. L. Por uma cultura reconstrutiva dos sentidos das tecnologias na educação. Educação & Sociedade, Campinas/SP, v. 40, p. 1-18, 2019. Disponível em: https://www.scielo.br/j/es/a/wWpCfbk939jC8NM6BNhxbCq/?lang=pt. Acesso em: 08 abr. 2022.
Abstract: O artigo discute a reconstrução dos sentidos das tecnologias na educação, para pensá-las de forma crítica. O problema de pesquisa visa compreender a relação entre educação e tecnologia e seus entrelaçamentos pedagógicos, tendo por base os estudos de teóricos críticos sobre a filosofia da tecnologia, procurando elucidar as contradições formativas e como esse universo é apropriado nas práticas pedagógicas, tendo em vista que, muitas vezes, isso robotiza tais práticas. Nesse sentido, pergunta-se pelas alternativas contra-hegemônicas para fomentar diálogos e questionar a razão operacional das tecnologias na educação, cuja operacionalidade ainda serve de inspiração para resolver os problemas educacionais.
Appears in Collections:Artigo de Periódico (Pedagogia)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
econte.pdfOpen Access243,72 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.