Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11690/2754
Autor(es): Altmann, Idio Fridolino
Casagrande, Cledes Antonio
Jung, Hildegard Susana
Neves, Fabiana Moreno das
Título: A educação na visão de Immanuel Kant
Palavras-chave: Autonomia;Educação;Formação;Immanuel Kant
Data do documento: 2022
Citação: ALTMANN, Idio Fridolino et al. A educação na visão de Immanuel Kant. Revista ANEC, v. 51, n. 164, p. 147-162, 2022. Disponível em: https://revistas.anec.org.br/index.php/revistaeducacao/article/view/318. Acesso em: 29 abr. 2022.
Resumo: Este artigo tem como objetivo descrever a compreensão de Immanuel Kant com relação à educação do homem. A metodologia empregada é a revisão de literatura em uma perspectiva hermenêutica, utilizando-se como base dos escritos do filósofo alemão do século XVIII, Immanuel Kant (1724-1804), especialmente o texto Sobre a Pedagogia (2012). Constatamos que, para Kant, o homem tem a necessidade de ser educado, pois a educação contribui para o seu desenvolvimento, constituindo a disciplina e a formação, seguindo a ética e a moral para estimular sua existência. O filósofo faz uma analogia da educação entre o homem e a natureza, destacando a sua importância, já que por meio dela o homem abandonará a animalidade, atingindo a liberdade e a autonomia, tornando-se um ser social, ou seja, um ser apto a viver em sociedade.
Aparece nas coleções:Artigo de Periódico (PPGE)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
altmann.etal.pdfOpen Access279,6 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.