Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/11690/2754
Autor(es): | Altmann, Idio Fridolino Casagrande, Cledes Antonio Jung, Hildegard Susana Neves, Fabiana Moreno das |
Título: | A educação na visão de Immanuel Kant |
Palavras-chave: | Autonomia;Educação;Formação;Immanuel Kant |
Data do documento: | 2022 |
Citação: | ALTMANN, Idio Fridolino et al. A educação na visão de Immanuel Kant. Revista ANEC, v. 51, n. 164, p. 147-162, 2022. Disponível em: https://revistas.anec.org.br/index.php/revistaeducacao/article/view/318. Acesso em: 29 abr. 2022. |
Resumo: | Este artigo tem como objetivo descrever a compreensão de Immanuel Kant com relação à educação do homem. A metodologia empregada é a revisão de literatura em uma perspectiva hermenêutica, utilizando-se como base dos escritos do filósofo alemão do século XVIII, Immanuel Kant (1724-1804), especialmente o texto Sobre a Pedagogia (2012). Constatamos que, para Kant, o homem tem a necessidade de ser educado, pois a educação contribui para o seu desenvolvimento, constituindo a disciplina e a formação, seguindo a ética e a moral para estimular sua existência. O filósofo faz uma analogia da educação entre o homem e a natureza, destacando a sua importância, já que por meio dela o homem abandonará a animalidade, atingindo a liberdade e a autonomia, tornando-se um ser social, ou seja, um ser apto a viver em sociedade. |
Aparece nas coleções: | Artigo de Periódico (PPGE) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
altmann.etal.pdf | Open Access | 279.6 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.