Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11690/2768
Authors: | Conte, Elaine Habowski, Adilson Cristiano Pugens, Natália de Borba |
Title: | Crianças e Tecnologias: paradoxos educativos [capítulo de livro] |
Keywords: | Crianças;Tecnologias;Educação;Paradoxos |
Issue Date: | 2020 |
Publisher: | Pimenta Cultural |
Citation: | HABOWSKI, A. C. ; CONTE, E.; PUGENS, N. B. Crianças e Tecnologias: paradoxos educativos. In: HABOWSKI, A. C.; CONTE, E. (orgs.). Crianças e tecnologias: influências, contradições e possibilidades formativas.São Paulo: Pimenta Cultural, 2020. p. 14-42. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/342311327_Criancas_e_tecnologias_paradoxos_educativos. Acesso em: 29 abr. 2022. |
Abstract: | O trabalho discute os reflexos das tecnologias digitais no cotidiano das crianças, tendo em vista a intensa presença tecnológica revelada em uma geração que nasce hiperestimulada e que não pode ser ignorada, em meio aos paradoxos no campo do desenvolvimento cultural, da capacidade de pensar o consumismo, os modismos em diferentes códigos modernos e os conservadorismos escolares. Nesse sentido, a escola deve propiciar um espaço de encontro e troca de experiências para a realização de experiências de vida social, oportunizando com os instrumentos culturais o permanente confronto da liberdade de pensar com os conteúdos da dimensão social que possam ser ressignificados pela linguagem. A escola é a própria vida quando favorece a produção de conhecimentos humanos e tecnológicos, por meio de diferentes ações e criações em práticas pedagógicas repensadas nas formas de ver o mundo. Concluímos que os artefatos tecnológicos podem potencializar a expressão e a comunicação entre professores e crianças, desde que sejam orientadas e estimuladas por relações aprendentes com os responsáveis, de forma atenta, cuidadosa, interativa e sensível à compreensão do mundo |
Appears in Collections: | Capítulo de Livro (Pedagogia) |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
econte.pdf | Open Access | 968.52 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.