Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11690/2808
Autor(es): Flach, Maria Cristina Gallas
Título: Avaliação do teor de sódio, em água tratada para consumo humano e em água mineral natural, através da espectrometria de emissão atômica com chama - FEAS
Palavras-chave: Água mineral;Sódio;Ingestão diária
Data do documento: 2013
Editor: Centro Universitário La Salle
Citação: FLACH, M. C. G. Avaliação do teor de sódio, em água tratada para consumo humano e em água mineral natural, através da espectrometria de emissão atômica com chama - FEAS . 2013. 12 f. Trabalho de conclusão (Graduação em Nutrição) - Centro Universitário La Salle - Unilasalle, Canoas, 2013. Disponível em: http://hdl.handle.net/11690/2808. Acesso em: 09 maio. 2022.
Resumo: Este trabalho foi um estudo de delineamento transversal de natureza quantitativa realizado na cidade de Canoas/RS com o objetivo de determinar o teor de sódio em água potável e em água mineral natural. Foram analisadas amostras de água tratada para consumo humano e amostras de água mineral de marcas comerciais obtidas em hipermercado, associando este teor com a ingesta diária adequada de sódio. As determinações foram executadas em fotômetro de chama e os resultados mostraram que o consumo de água mineral pode contribuir de 1,4% a 8,6% do total diário de sódio recomendado pela Sociedade Brasileira de Cardiologia, dependendo da marca da água consumida. Recomenda-se então especial atenção ao conteúdo de sódio indicado no rótulo das águas minerais naturais ingeridas.
Orientador(es): Hoernig, Bruno Arno
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Graduação (Nutrição)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
mcgflach.pdfOpen Access335,12 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.