Please use this identifier to cite or link to this item:
                
    
    http://hdl.handle.net/11690/2858| Authors: | Jung, Hildegard Susana Silva, Aline Gomes da Silva, Louise de Quadros da | 
| Title: | A inclusão no ensino superior a partir da perspectiva do sujeito | 
| Keywords: | Educação inclusiva;Ensino superior;Formação do estudante com deficiência | 
| Issue Date: | 2019 | 
| Publisher: | Revista InterSaberes | 
| Citation: | SILVA, A. G.; JUNG, H. S.; SILVA, L. Q. A inclusão no ensino superior a partir da perspectiva do sujeito. Revista InterSaberes, São José do Rio Preto/SP, v. 14, n.º 33, p. 710-722, 2019. Disponível em: https://www.revistasuninter.com/intersaberes/index.php/revista/article/view/710. Acesso em: 10 maio 2022. | 
| Abstract: | Este artigo versa sobre o tema da inclusão no ensino superior. Seu objetivo consiste em suscitar um debate referente à autonomia e acessibilidade de estudantes inclusivos de uma universidade da região metropolitana de Porto Alegre, a partir da perspectiva do educando. Para tal, realizamos um estudo de caso, de cunho qualitativo, apoiado em uma revisão de literatura. Além disso aplicamos um questionário a estudantes com deficiência da instituição pesquisada. Os resultados desta revisão apontam para: a) a importância do acompanhamento do aluno incluso; b) os materiais e recursos devem ser adaptados às necessidades de cada estudante; c) a educação inclusiva deve preparar o educando para o mercado de trabalho. Como considerações finais, indicamos que a educação inclusiva é aquela que promove o desenvolvimento pleno do estudante e não possibilita apenas o convívio social. | 
| Appears in Collections: | Artigo de Periódico (Pedagogia) | 
Files in This Item:
| File | Description | Size | Format | |
|---|---|---|---|---|
| hsjung.pdf | Open Access | 167,01 kB | Adobe PDF | View/Open | 
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

