Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11690/2921
Authors: Silva, Gilberto Ferreira da
Machado, Juliana Aquino
Title: Saberes em Diálogo, um programa de formação continuada em rede: Universidade e educação básica
Keywords: Formação continuada em rede;Professor intelectual;Descolonialidade
Issue Date: 2020
Publisher: Arquivos de Análise de Políticas Educacionais
Citation: SILVA, GF; AQUINO MACHADO, J. Saberes em Diálogo, um programa de formação continuada em rede: Universidade e educação básica. Arquivos de Análise de Políticas Educacionais, [S. l.] , v. 28, p. 69, 2020. Disponível em: https://epaa.asu.edu/index.php/epaa/article/view/4937. Acesso em: 5 maio 2022.
Abstract: O estudo analisa as ações e os princípios emergidos no desenvolvimento de um projeto de formação continuada numa rede municipal de ensino, à luz da perspectiva descolonial, como possibilidade de se pensar os processos a partir de um lugar geoepistêmico. Este movimento pressupõe evidenciar o processamento das construções e experiências formativas a partir do olhar dos docentes, exercitando modos outros de produzir sentidos, formas de compreensão e de conhecimentos. No diálogo entre universidade, via colaboração com um programa de pós-graduação em educação e a educação básica, destacam-se princípios condutores que têm permitido desenvolver uma proposta de formação em serviço construída com a rede. A partir das sínteses produzidas, evidencia-se o papel dos educadores como intelectuais da docência, na profdução de conhecimentos pedagógicos próprios do campo de atuação profissional, na criação de um espaço privilegiado de partilha de saberes e de produção do conhecimento, assim como, reconhece-se um movimento essencialmente colaborativo entre os docentes, garantindo o pertencimento pela adesão voluntária à proposta.
Appears in Collections:Artigo de Periódico (Pedagogia)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
gfsilva.pdfOpen Access484,86 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.