Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11690/2921
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | Silva, Gilberto Ferreira da | - |
dc.contributor.author | Machado, Juliana Aquino | - |
dc.date.accessioned | 2022-05-19T00:53:04Z | - |
dc.date.available | 2022-05-19T00:53:04Z | - |
dc.date.issued | 2020 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, GF; AQUINO MACHADO, J. Saberes em Diálogo, um programa de formação continuada em rede: Universidade e educação básica. Arquivos de Análise de Políticas Educacionais, [S. l.] , v. 28, p. 69, 2020. Disponível em: https://epaa.asu.edu/index.php/epaa/article/view/4937. Acesso em: 5 maio 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11690/2921 | - |
dc.description.abstract | O estudo analisa as ações e os princípios emergidos no desenvolvimento de um projeto de formação continuada numa rede municipal de ensino, à luz da perspectiva descolonial, como possibilidade de se pensar os processos a partir de um lugar geoepistêmico. Este movimento pressupõe evidenciar o processamento das construções e experiências formativas a partir do olhar dos docentes, exercitando modos outros de produzir sentidos, formas de compreensão e de conhecimentos. No diálogo entre universidade, via colaboração com um programa de pós-graduação em educação e a educação básica, destacam-se princípios condutores que têm permitido desenvolver uma proposta de formação em serviço construída com a rede. A partir das sínteses produzidas, evidencia-se o papel dos educadores como intelectuais da docência, na profdução de conhecimentos pedagógicos próprios do campo de atuação profissional, na criação de um espaço privilegiado de partilha de saberes e de produção do conhecimento, assim como, reconhece-se um movimento essencialmente colaborativo entre os docentes, garantindo o pertencimento pela adesão voluntária à proposta. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Arquivos de Análise de Políticas Educacionais | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en_US |
dc.subject | Formação continuada em rede | pt_BR |
dc.subject | Professor intelectual | pt_BR |
dc.subject | Descolonialidade | pt_BR |
dc.title | Saberes em Diálogo, um programa de formação continuada em rede: Universidade e educação básica | pt_BR |
dc.type | Artigo de periódico | pt_BR |
Appears in Collections: | Artigo de Periódico (Pedagogia) |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
gfsilva.pdf | Open Access | 484.86 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.