Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11690/2921
Authors: | Silva, Gilberto Ferreira da Machado, Juliana Aquino |
Title: | Saberes em Diálogo, um programa de formação continuada em rede: Universidade e educação básica |
Keywords: | Formação continuada em rede;Professor intelectual;Descolonialidade |
Issue Date: | 2020 |
Publisher: | Arquivos de Análise de Políticas Educacionais |
Citation: | SILVA, GF; AQUINO MACHADO, J. Saberes em Diálogo, um programa de formação continuada em rede: Universidade e educação básica. Arquivos de Análise de Políticas Educacionais, [S. l.] , v. 28, p. 69, 2020. Disponível em: https://epaa.asu.edu/index.php/epaa/article/view/4937. Acesso em: 5 maio 2022. |
Abstract: | O estudo analisa as ações e os princípios emergidos no desenvolvimento de um projeto de formação continuada numa rede municipal de ensino, à luz da perspectiva descolonial, como possibilidade de se pensar os processos a partir de um lugar geoepistêmico. Este movimento pressupõe evidenciar o processamento das construções e experiências formativas a partir do olhar dos docentes, exercitando modos outros de produzir sentidos, formas de compreensão e de conhecimentos. No diálogo entre universidade, via colaboração com um programa de pós-graduação em educação e a educação básica, destacam-se princípios condutores que têm permitido desenvolver uma proposta de formação em serviço construída com a rede. A partir das sínteses produzidas, evidencia-se o papel dos educadores como intelectuais da docência, na profdução de conhecimentos pedagógicos próprios do campo de atuação profissional, na criação de um espaço privilegiado de partilha de saberes e de produção do conhecimento, assim como, reconhece-se um movimento essencialmente colaborativo entre os docentes, garantindo o pertencimento pela adesão voluntária à proposta. |
Appears in Collections: | Artigo de Periódico (Pedagogia) |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
gfsilva.pdf | Open Access | 484.86 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.