Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11690/2962
Authors: Felicetti, Vera Lucia
Kucybala, Fabíola dos Santos
Veiga, Célia de Fátima Rosa da
Title: Saberes e práticas docentes na formação continuada: análises de teses da Colômbia.
Keywords: Saberes e práticas docentes;Contextos educativos;Teses em educação da Colômbia;Formação continuada
Issue Date: 2021
Publisher: Faculdade de Educação UFBA
Citation: VEIGA, C. F. R.; KUCYBALA, F. S.; FELICETTI, V. L. Saberes e práticas docentes na formação continuada: análises de teses da Colômbia. Revista Entreideias: educação, cultura e sociedade, Salvador, BA, v. 10, n.º 2, p. 71-91, 2021. Disponível em: https://periodicos.ufba.br/index.php/entreideias/article/view/37196/25174. Acesso em: 17 maio 2022.
Abstract: O artigo apresenta uma reflexão acerca da importância da formação de professores para a qualificação dos saberes e práticas pedagógicas, além da construção da identidade profissional e o reconhecimento dos discursos docentes, a partir de discussões propostas no âmbito do Grupo de Estudos Relacionados ao Estudante (Geres2 ). Foram analisadas 123 teses de Programas de Pós-Graduação de Instituições de Educação Superior da Colômbia, defendidas no período de 2006 a 2019, em cinco universidades daquele país. Verificou-se, na análise das teses, o crescente interesse existente em torno dos saberes teóricos, práticos e experienciais dos docentes, bem como a relação que a pesquisa estabelece entre o conhecimento dos professores e suas práticas em diferentes contextos educativos. Igualmente, é possível observar o interesse por centrar a investigação nas realidades e problemáticas presentes na Educação Superior e Básica, considerando tais investigações e graus de ensino campo propício para gerar propostas e transformações nas políticas educativas da Colômbia.
Appears in Collections:Artigo de Periódico (PPGE)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
vlfelicetti.pdfOpen Access266,81 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.