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Authors: Felicetti, Vera Lucia
Backes, Luciana
Frison, Mayra G.R.
Title: Reflexões sobre a prática pedagógica: do contar ao fazer história no 5º ano do ensino fundamental.
Keywords: Ensino e aprendizagem;Contação de histórias;Educação Básica
Issue Date: 2019
Publisher: Universidade do Estado do Pará
Citation: FRISON, M. G. R.; FELICETTI, V. L. ; BACKES, L. Reflexões sobre a prática pedagógica: do contar ao fazer história no 5º ano do ensino fundamental. Revista Cocar, Belém, PA, v. 13, n.º 27, p. 944-962, 2019. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/2878. Acesso em: 18 maio 2022.
Abstract: Contar e ouvir histórias são práticas que acompanham a humanidade desde os mais remotos tempos. As histórias fazem parte do contexto social e participam dos processos de ensino e de aprendizagem, no contexto escolar. O objetivo da atividade aqui relatada foi de explorar a contação de histórias como uma prática pedagógica. Na articulação de dois projetos de pesquisa desenvolvidos em cooperação entre escola e universidade, nesse relato de experiência é apresentada a proposta dirigida aos alunos de um 5º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública estadual por meio do livro “Os sete camundongos cegos”. A partir da pr|tica pedagógica desenvolvida em aula, das interações realizadas e dos registros das atividades, notou-se maior comprometimento dos alunos e a potencialização do processo de interação entre eles, com o professor e o conhecimento, contribuindo para a atribuição de significado aos conhecimentos, ou seja, a aprendizagem dos alunos. Além disso, desencadeou o interesse de outros professores e alunos para a realização de atividades semelhantes envolvendo a contação de histórias.
Appears in Collections:Artigo de Periódico (PPGE)

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