Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/11690/3074
Autor(es): | Silva, Gilberto Ferreira da Fuchs, Henri Luiz Munsberg, João Alberto Steffen |
Título: | O currículo decolonial: da reflexão à prática intercultural. |
Palavras-chave: | Currículo;Formação docente;Decolonização;Educação intercultural;Colaboração intercultural |
Data do documento: | 2019 |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba. |
Citação: | MUNSBERG, J. A. S.; FUCHS, H. L.; SILVA, G. F. O currículo decolonial: da reflexão à prática intercultural. Religare: Revista do Programa de Pós-Graduação em Ciências das Religiões da UFPB, [S. l.], v. 16, n. 2, p. p.593–614, 2019. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/religare/article/view/44085. Acesso em: 05 maio 2022 |
Resumo: | Ao se pensar a educação brasileira desde o local, objetiva-se apresentar considerações sobre possibilidades de decolonização da formação docente, mediante a formação para a interculturalidade no âmbito da academia. Para tanto, realizou-se estudo de cunho bibliográfico exploratório, com reflexões a partir de aportes teóricos de pensadores preferencialmente latino-americanos. Desse modo, observa-se que a interculturalidade se constitui em estratégia viável para a decolonização do currículo de formação docente no Brasil. Conclui-se, pois, que é necessário investir na formação de docentes e discentes na perspectiva da “colaboração intercultural”. |
Aparece nas coleções: | Artigo de Periódico (Pedagogia) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
gfsilva.pdf | Open Access | 396.09 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.