Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11690/3119
Autor(es): Backes, Luciana
Santos, Larissa Batista dos
Gabriel, Naidi Carmen
Felicetti, Vera Lucia
Título: A realidade da educação ribeirinha no contexto da COVID-19: saberes pedagógicos para a ação docente.
Palavras-chave: Escola ribeirinha;Pandemia;Saberes pedagógico;Tecnologia
Data do documento: 2021
Editor: Editora Feevale
Citação: SANTOS, L. B. et al. A realidade da educação ribeirinha no contexto da COVID-19: saberes pedagógicos para a ação docente. Revista Prâksis, Novo Hamburgo, RS, v. 3, p. 56-76, 2021. Disponível em: https://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/article/view/2586/2915. Acesso em: 02 jun. 2022.
Resumo: A necessidade de distanciamento social físico, instaurada pela pandemia da Covid-19, fez emergir problemáticas que antes eram amenizadas pelo contato precário em regiões que já viviam um certo isolamento. O objetivo deste artigo consiste em identificar a articulação entre os saberes e as problemáticas na educação, para proposições alternativas na educação ribeirinha. Para realizar a pesquisa exploratória, a produção de dados empíricos ocorreu na Escola Municipal José Sobreira do Nascimento, localizada na Comunidade de Fátima, no Rio Negro – Amazonas. Participaram deste estudo uma professora e alunos do 6º ano e da Educação de Jovens e Adultos – EJA. Foi utilizado como instrumento para a produção de dados o comunicador instantâneo whatsapp. As reflexões iniciais revelaram os entraves tecnológicos vivenciados no contexto educacional ribeirinho e como os saberes pedagógicos, contemplando docente e alunos, estão em constante construção oportunizando formas de aprendizagem condizentes com a realidade dos alunos.
Aparece nas coleções:Artigo de Periódico (PPGE)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
lbackes.pdfOpen Access1,39 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.