Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/11690/3119
Autor(es): | Backes, Luciana Santos, Larissa Batista dos Gabriel, Naidi Carmen Felicetti, Vera Lucia |
Título: | A realidade da educação ribeirinha no contexto da COVID-19: saberes pedagógicos para a ação docente. |
Palavras-chave: | Escola ribeirinha;Pandemia;Saberes pedagógico;Tecnologia |
Data do documento: | 2021 |
Editor: | Editora Feevale |
Citação: | SANTOS, L. B. et al. A realidade da educação ribeirinha no contexto da COVID-19: saberes pedagógicos para a ação docente. Revista Prâksis, Novo Hamburgo, RS, v. 3, p. 56-76, 2021. Disponível em: https://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/article/view/2586/2915. Acesso em: 02 jun. 2022. |
Resumo: | A necessidade de distanciamento social físico, instaurada pela pandemia da Covid-19, fez emergir problemáticas que antes eram amenizadas pelo contato precário em regiões que já viviam um certo isolamento. O objetivo deste artigo consiste em identificar a articulação entre os saberes e as problemáticas na educação, para proposições alternativas na educação ribeirinha. Para realizar a pesquisa exploratória, a produção de dados empíricos ocorreu na Escola Municipal José Sobreira do Nascimento, localizada na Comunidade de Fátima, no Rio Negro – Amazonas. Participaram deste estudo uma professora e alunos do 6º ano e da Educação de Jovens e Adultos – EJA. Foi utilizado como instrumento para a produção de dados o comunicador instantâneo whatsapp. As reflexões iniciais revelaram os entraves tecnológicos vivenciados no contexto educacional ribeirinho e como os saberes pedagógicos, contemplando docente e alunos, estão em constante construção oportunizando formas de aprendizagem condizentes com a realidade dos alunos. |
Aparece nas coleções: | Artigo de Periódico (PPGE) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
lbackes.pdf | Open Access | 1.39 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.