Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11690/3315
Autor(es): Oliveira, Thayse Marjory de
Título: Os linchamentos no Brasil: da literatura às redes sociais
Palavras-chave: Direito;Internet;Sociedade
Data do documento: 2022
Editor: Universidade La Salle
Citação: OLIVEIRA, T. M. Os linchamentos no Brasil: da literatura às redes sociais. 2022. Trabalho de conclusão (Graduação em Direito) - Universidade La Salle, Canoas, 2022. Disponível em: ???. Acesso em: 14 set. 2022.
Resumo: O presente artigo propõe um estudo sobre os linchamentos. O ato de “fazer justiça com as próprias mãos” teve o seu significado e as suas motivações alteradas ao longo do tempo, mas o fenômeno ainda é atual. Preliminarmente, abordou-se a relação entre o direito e a literatura, demonstrando a necessidade de diálogo entre essas áreas, para que os saberes literários aproximem o jurista da realidade da sociedade. Mesmo com a existência de direitos e garantias constitucionais, há casos recentes de linchamentos que preocupam, pois demonstram a insatisfação de parte da população com a capacidade do Estado em cumprir o seu dever de punição. Com o surgimento da internet, que possibilitou rápido acesso à informação, surgiu a modalidade virtual da conduta criminosa e as dificuldades enfrentadas pelo Estado aumentaram. Para o desenvolvimento do trabalho, foram analisados um caso de linchamento na literatura, ocorrido no conto Maria da autora Conceição Evaristo, e dois casos de linchamentos na esfera não literária, o de Fabiane Maria de Jesus e o de Bruno Aiub. Ainda, buscou-se analisar os direitos constitucionais que são suprimidos nos casos de linchamentos e como o direito penal brasileiro responde à essas violências. O presente estudo teve, portanto, o objetivo geral de verificar e analisar como a falta de leis específicas, somada à precária capacidade técnica investigativa, impedem que o Poder Público acompanhe os avanços tecnológicos e proteja os interesses da sociedade moderna. É de suma importância que, para enfrentar essa crise, os juristas reflitam e compreendam melhor a realidade social.
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Graduação (Direito)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_THAYSE MARJORY DE OLIVEIRA.pdfClosed Access372.84 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.