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dc.contributor.authorFreitas, Clodoaldo Fernandes de-
dc.date.accessioned2022-10-01T12:52:37Z-
dc.date.available2022-10-01T12:52:37Z-
dc.date.issued2022-
dc.identifier.citationFREITAS, C. F. Egressos do Colégio Militar de Manaus e o acesso a educação superior. 2022. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Educação) - Universidade La Salle, Manaus, 2022. Disponível em: http://hdl.handle.net/11690/3328. Acesso em: 01 set. 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11690/3328-
dc.description.abstractA Educação Superior é relevante para a produção de melhorias no âmbito científico, tecnológico e social de um país. Sendo assim, o Ensino Médio, como etapa final da Educação Básica, desenha-se como um elemento importante na perspectiva do jovem que almeja uma continuidade em seus estudos. Este trabalho está inserido no Programa de Pós-Graduação em Educação, cuja linha de pesquisa é Formação de Professores, Teorias e Práticas Educativas. O problema norteador desta pesquisa foi assim definido: Em que medida os fatores que permearam o Ensino Médio no Colégio Militar de Manaus contribuíram para o acesso à educação superior de seus egressos? Teve por objetivo geral analisar fatores que permearam o Ensino Médio no Colégio Militar de Manaus e contribuíram para o acesso à educação superior de seus egressos. Considerando a perspectiva metodológica, o enfoque foi quanti-quali, sendo a primeira fase a quantitativa. Nesta fase procedeu-se a identificação e o mapeamento sociodemográfico dos 91 egressos respondentes do questionário. Na segunda e última fase foram aplicadas entrevistas semiestruturadas para oito egressos, sendo quatro graduados e quatro graduandos da educação superior escolhidos com base na primeira fase. Quanto às análises quantitativa e qualitativa, utilizou-se a estatística descritiva para o questionário e a Análise Textual Discursiva para pautar as entrevistas. Os resultados quantitativos apontam para um contexto de extrema relevância na contribuição para o acesso à educação superior, destacando que 85,7% dos egressos participantes desta pesquisa foram exitosos com relação ao ingresso, desses 83,3% em universidades públicas. Verificou-se, ainda, que somente 10,2% dos ingressantes na educação superior são de primeira geração, e que 48,7% ingressaram em cursos como Direito, Engenharia e Medicina. Na análise qualitativa das entrevistas emergiu a categoria “Contexto Formativo no Colégio Militar de Manaus”, a qual gerou as subcategorias “Aspectos da preparação para o ingresso na educação superior”, “Interação”, “Atividades extracurriculares” e “Normas”, e a categoria “Aspectos Familiares”. Constatou-se, a partir do corpus de análise, que a preparação acadêmica é o fator de maior relevância na relação com o ingresso à educação superior. Observou-se alguns aspectos que confirmam a relação entre atividades extracurriculares e o ingresso à educação superior, dos quais destacou-se a contribuição para a escolha do curso universitário, e, além disso, verificou-se aspectos que contribuíram para o desempenho escolar e acadêmico desses egressos do Colégio Militar de Manaus.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade La Sallept_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEducação superiorpt_BR
dc.subjectEgressospt_BR
dc.subjectColégio Militar de Manauspt_BR
dc.titleEgressos do Colégio Militar de Manaus e o acesso a educação superiorpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisorFelicetti, Vera Lucia-
dc.degree.localManaus, AMpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.publisher.countryBRpt_BR
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