Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11690/3399
Autor(es): Gonçalves, Bruna Cardoso
Título: O pai e sua influência no desenvolvimento infantil: uma revisão da literatura
Palavras-chave: Desenvolvimento infantil;Relação pai-filho
Data do documento: 2022
Editor: Universidade La Salle
Citação: GONÇALVES, B. C. O pai e sua influência no desenvolvimento infantil: uma revisão da literatura. 2022. 10 f. Trabalho de Conclusão (Graduação em Psicologia) - Universidade La Salle, Canoas, 2022. Disponível em: http://hdl.handle.net/11690/3399. Acesso em: 16 mar. 2023.
Resumo: Este trabalho tem como objetivo apresentar uma revisão bibliográfica da produção nacional indexada de 2017 a 2021, acerca da temática relação paifilho e sua influência no desenvolvimento infantil. Foram consultadas bases de dados LILACS, SciELO Brasil e Periódicos CAPES. Foram utilizados os descritores “pai” AND “desenvolvimento infantil”. Foram selecionados para análise cinco artigos, após critérios de inclusão e exclusão. Os resultados revelam que há contribuição da personalidade do pai na construção da relação com o filho e dos reflexos da ausência paterna no desenvolvimento emocional da criança. Outro ponto encontrado diz respeito a percepção de pessoas externas sobre o pai e sua função, identificando um pai com o olhar e atitudes diferenciadas de acordo com o sexo da criança. Os achados deste estudo fortalecem a percepção de que o pai é um importante agente no desenvolvimento infantil, tendo suas atitudes, ou a ausência delas, refletidas na criança.
Orientador(es): Braun, Ana Claudia
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Graduação (Psicologia)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
BRUNA CARDOSO GONÇALVES.pdfOpen Access214,9 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.