Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11690/3462
Autor(es): Conte, Bruna Andreia
Título: Análise da atuação do Serviço Social frente às situações de evasão e infrequência escolar no período pandêmico
Palavras-chave: Serviço Social;Educação;Pandemia
Data do documento: 2022
Editor: Universidade La Salle
Citação: CONTE, B. A. Análise da atuação do Serviço Social frente às situações de evasão e infrequência escolar no período pandêmico . 2022. 21 f. Trabalho de conclusão (Graduação em Serviço Social) - Universidade La Salle, Canoas, 2022. Disponível em: http://hdl.handle.net/11690/3462. Acesso em: 20 abr. 2023.
Resumo: O presente artigo relata como foi implementado o projeto de intervenção elaborado durante o período de estágio obrigatório do curso de Serviço Social, em uma escola privada de ensino fundamental, no município de Porto Alegre/RS. O objetivo da intervenção foi a promoção de atendimentos socioeducativos com as famílias acompanhadas pelo setor de Serviço Social da escola, a fim de potencializar a função protetiva das famílias fortalecendo a adesão no processo ensino-aprendizagem. Para tanto, foram identificados os alunos em situação de infrequência e baixo rendimento escolar, durante o período pandêmico de aulas remotas. Após a identificação desses dados, os atendimentos passaram a ser realizados com as famílias e educandos, percebendo-se as necessidades e desafios particulares de cada sujeito. O método utilizado foi de abordagem qualitativa, tendo por objetivo ampliar a discussão sobre a atuação do Assistente Social na educação e a importância da sua inserção no ambiente escolar. Constatou-se que, dentro de cada fragilidade e particularidade apresentada pelas famílias, o acolhimento e trabalho do conjunto escola-família são a base para o sucesso na vida escolar das crianças e adolescentes.
Orientador(es): Meinhardt, Moana
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Graduação (Serviço Social)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Bruna Andreia Conte.pdf
  Restricted Access
548,53 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.