Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11690/3509
Autor(es): Moro, Valderesa
Jung, Hildegard Susana
Cenci, Márcio Paulo
Título: Francisco de Assis e Madre Magdalena Daemen como referência de vida e educação
Palavras-chave: Legado Franciscano;Princípios e Valores;Educação Franciscana
Data do documento: 2023
Editor: Universidade Franciscana
Citação: MORO, V.; JUNG, H. S.; CENCI, M. P. Francisco de Assis e Madre Magdalena Daemen como referência de vida e educação. Thaumazein, Ano X, v. 16, n. 31, Santa Maria, p. 55-67, 2023. Disponível em: https://periodicos.ufn.edu.br/index.php/thaumazein/article/view/4459. Acesso em: 11 maio 2023.
Resumo: O artigo trata sobre o legado de Francisco de Assis e Madre Madalena, referência de vida e educação: formando para a vida com princípios, valores e atitudes. Objetiva reconhecer os princípios, valores e atitudes franciscanas que referendam uma educação pautada nos exemplos de São Francisco de Assis e Madre Madalena. O aporte teórico fundamenta-se em escritos das Fontes Franciscanas e Clarianas (2004), Cools e Winpersee (1996) dentre outros autores que tratam da temática em estudo. Utilizando uma metodologia qualitativa, caracteriza-se como um estudo bibliográfi co. A análise dos dados baseia-se em Bardin (2016). Os resultados encontrados apontam para o reconhecimento dos princípios, valores e atitudes franciscanas que referendam a proposta de educação franciscana. Destacam-se os princípios da construção da fraternidade, a cultura de paz, uma nova ética, a cultura da solidariedade, a integralidade, a justiça, a confi ança em Deus. Os valores a serem cultivados na proposta da educação franciscana para o século XXI emergem da vivência da fi losofi a e da espiritualidade franciscana.
Aparece nas coleções:Artigo de Periódico (PPGE)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
4459-16291-2-PB.pdfOpen Access480,37 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.