Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11690/3509
Authors: | Moro, Valderesa Jung, Hildegard Susana Cenci, Márcio Paulo |
Title: | Francisco de Assis e Madre Magdalena Daemen como referência de vida e educação |
Keywords: | Legado Franciscano;Princípios e Valores;Educação Franciscana |
Issue Date: | 2023 |
Publisher: | Universidade Franciscana |
Citation: | MORO, V.; JUNG, H. S.; CENCI, M. P. Francisco de Assis e Madre Magdalena Daemen como referência de vida e educação. Thaumazein, Ano X, v. 16, n. 31, Santa Maria, p. 55-67, 2023. Disponível em: https://periodicos.ufn.edu.br/index.php/thaumazein/article/view/4459. Acesso em: 11 maio 2023. |
Abstract: | O artigo trata sobre o legado de Francisco de Assis e Madre Madalena, referência de vida e educação: formando para a vida com princípios, valores e atitudes. Objetiva reconhecer os princípios, valores e atitudes franciscanas que referendam uma educação pautada nos exemplos de São Francisco de Assis e Madre Madalena. O aporte teórico fundamenta-se em escritos das Fontes Franciscanas e Clarianas (2004), Cools e Winpersee (1996) dentre outros autores que tratam da temática em estudo. Utilizando uma metodologia qualitativa, caracteriza-se como um estudo bibliográfi co. A análise dos dados baseia-se em Bardin (2016). Os resultados encontrados apontam para o reconhecimento dos princípios, valores e atitudes franciscanas que referendam a proposta de educação franciscana. Destacam-se os princípios da construção da fraternidade, a cultura de paz, uma nova ética, a cultura da solidariedade, a integralidade, a justiça, a confi ança em Deus. Os valores a serem cultivados na proposta da educação franciscana para o século XXI emergem da vivência da fi losofi a e da espiritualidade franciscana. |
Appears in Collections: | Artigo de Periódico (PPGE) |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
4459-16291-2-PB.pdf | Open Access | 480,37 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.