Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11690/3810
Autor(es): Funakura, Masaaki Alves
Título: Estudos acerca de mangás e animês na educação: tendências e desafios contemporâneos
Palavras-chave: Animês;Educação;Cultura japonesa;Mangá;Socioemocional
Data do documento: 2023
Editor: Universidade La Salle
Citação: FUNAKURA, M. A. Estudos acerca de mangás e animês na educação: tendências e desafios contemporâneos. 2023. 181 f. Dissertação (mestrado em Educação) - Universidade La Salle, Canoas, 2023. Disponível em: http://hdl.handle.net/11690/3810. Acesso em: 15 fev. 2024.
Resumo: Estudos acerca de mangás e animês na educação: tendências e desafios contemporâneos é uma análise hermenêutica da cultura pop japonesa na educação. Esta pesquisa está vinculada à Linha de Pesquisa Culturas, Linguagens e Tecnologias na Educação e faz parte do Núcleo de Estudos sobre Tecnologias na Educação (NETE/CNPq), do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade La Salle, sendo de natureza qualitativa e exploratória. O trabalho procura lançar questões sobre as principais tendências nas produções científicas sobre mangás e animês voltadas para o cotidiano escolar, estabelecendo inter-relações na contemporaneidade tendo em vista uma aposta socioemocional. Com o objeto principal de mapear produções acadêmicas dos últimos dez anos em torno das práticas pedagógicas de animações japonesas, foram identificadas produções que abordam a temática sobre mangás e animês, analisadas as experiências nas pesquisas, verificando os conflitos presentes em contextos escolares e compreendendo as possíveis lacunas existentes nestas pesquisas para potencializar caminhos metodológicos futuros. Para tanto, o trabalho está ancorado na teoria do imaginário e tem uma abordagem hermenêutica como metodologia que visou compreender as principais tendências construídas nesse campo do conhecimento, observando os estudos produzidos e voltados para a cultura escolar, rastreando a construção de saberes nas esferas educacionais, catalogando experiências científicas realizadas nas escolas e práticas pedagógicas. Os resultados das publicações do campo apontam tendências que oferecem visibilidade ao uso de mangás e animês em sala de aula, seja para conteúdo específico, seja para o desenvolvimento das relações socioemocionais. A conclusão a que se chega no final deste trabalho é que os mangás e animês tem grande aderência pelo público jovem e são uma grande ferramenta na dimensão socioemocional, podendo contribuir para a formação de pessoas mais sensíveis, criativas, críticas e autônomas capazes de lidar com as emoções de forma saudável e de se relacionar de forma positivas com os outros.
Orientador(es): Conte, Elaine
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGE)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
mafunakuraOpen Access4,31 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.