Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11690/3922
Autor(es): Pinto, Isadora Gobi
Título: As percepções das alfabetizadoras de uma escola privada de Porto Alegre sobre suas práticas e a aprendizagem significativa
Palavras-chave: Alfabetização e letramento;Saberes docentes;Aprendizagem significativa;Prática educativa
Data do documento: 2022
Editor: Universidade La Salle
Citação: PINTO, I. G. As percepções das alfabetizadoras de uma escola privada de Porto Alegre sobre suas práticas e a aprendizagem significativa. 2022. 99 f. Dissertação (mestrado em Educação) - Universidade La Salle, Canoas, 2022.
Resumo: Esta pesquisa versa sobre a importância do processo de alfabetização e letramento a partir da perspectiva da aprendizagem significativa e metodologias ativas, considerando o contexto de uma escola privada situada em Porto Alegre. Deste modo, apresentamos como objetivo geral analisar os saberes das alfabetizadoras de uma escola de rede privada de ensino de Porto Alegre, visando de que forma as suas práticas, as metodologias ativas e a aprendizagem significativa contribuem com o processo de alfabetização e letramento. Trata-se de um estudo de caso de caráter qualitativo, seguindo a Linha de Pesquisa: “Formação de Professores, Teorias e Práticas Educativas” do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade La Salle. O referencial teórico desta pesquisa é baseado a partir de Paulo Freire, através da pedagogia para autonomia e dignificação do sujeito, Magda Soares acerca da alfabetização e letramento, Emília Ferreiro e Ana Teberosky com a psicogênese da língua escrita e David Ausubel e a sua teoria da aprendizagem significativa. Os resultados mostram que os saberes docentes e as práticas relacionadas a uma aprendizagem significativa, no contexto dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, estão conectados aos seguintes pontos: 1) A valorização dos conhecimentos prévios dos estudantes, de forma que sejam potencializadores da aprendizagem e da prática pedagógica; 2) O uso de diferentes recursos para aprimorar e acrescentar as atividades cotidianas diárias, de forma a engajar e motivar os estudantes; 3) No trabalho e fomento da autonomia, da criatividade e da criticidade a partir de propostas pedagógicas emancipatórias no contexto da alfabetização e do letramento; 4) No investimento de formações continuadas voltadas aos saberes curriculares, às metodologias ativas e à linguística. 5) No conhecimento das diferentes áreas da alfabetização e letramento, em específico na teoria da Psicogênese da Língua Escrita de Ferreiro e Teberosky. Podemos concluir que as metodologias ativas unidas à reflexão constante da prática pedagógica e dos saberes docentes, podem ser potencializadoras da aprendizagem significativa no contexto da alfabetização e do letramento.
Orientador(es): Jung, Hildegard Susana
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGE)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
gobiOpen Access1,12 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.