Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11690/3923
Autor(es): Santin, Solane Cristina Felicetti
Título: Aprender química: alunos diagnosticados com transtorno de déficit de atenção/hiperatividade
Palavras-chave: Educação;Transtorno do déficit de atenção com hiperatividade (TDAH);Aprendizagem significativa;Inclusão
Data do documento: 2022
Editor: Universidade La Salle
Citação: SANTIN, S. C. F. Aprender química: alunos diagnosticados com transtorno de déficit de atenção/hiperatividade. 2022. 108 f. Dissertação (mestrado em Educação) - Universidade La Salle, Canoas, 2022.
Resumo: A presente pesquisa tem por objetivo analisar como acontece o processo de aprendizagem dos estudantes com Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade, no componente curricular química, no 2° ano do ensino médio, em uma escola estadual situada em Toledo no estado do Paraná. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, exploratória, que buscou seus dados por meio de um questionário que foi aplicado aos estudantes diagnosticados com TDAH, que estão no ensino médio, de um colégio estadual de Toledo no estado do Paraná. A análise de dados foi baseada em Bardin (2016), e o apoio teórico-epistemológico se deu dentro dos pressupostos da aprendizagem significativa de David Ausubel. A pesquisa foi dividida em várias etapas: mapeamento da literatura disponível em plataformas digitais sobre o problema a ser analisado, o suporte teórico em que ela se baseou, aplicação prática do questionário aos alunos e interpretação dos dados coletados. Os resultados encontrados indicaram que nem sempre o aluno com TDAH é de fato incluído como retrata a lei e a aprendizagem nem sempre é significativa para este aluno. Frente a essas observações, são necessários estudos que indiquem como proceder para que a aprendizagem de alunos com TDAH se torne eficaz e significativa para esses sujeitos.
Orientador(es): Jung, Hildegard Susana
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGE)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
santinOpen Access2,14 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.