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Authors: Monteiro, Luciane Priori
Title: Recontextualização na alfabetização para os letramentos por meio dos gêneros textuais: estudo de caso no 5º ano
Keywords: Alfabetização;Letramento;Gêneros Textuais;Base Nacional Comum Currícular;Referencial Currícular
Issue Date: 2024
Publisher: Universidade La Salle
Abstract: O ensino remoto emergencial (ERE) instaurado na pandemia de Covid 19 (2020-2022) e o avanço das tecnologias digitais (TD) marcaram as mudanças na configuração dos espaços para aprendizagem. Neste novo cenário educacional, emerge a presente pesquisa com o objetivo de compreender a recontextualização da alfabetização para os letramentos, por meio dos diferentes gêneros textuais, em um 5° ano. Assim, analisamos os processos de alfabetização, letramentos e multiletramentos, através dos diferentes gêneros textuais em práticas pedagógicas para a exploração, compreensão, análise e produção de diferentes tipos de texto. A questão de pesquisa é: como ocorre a recontextualização da alfabetização, por meio dos diferentes gêneros textuais, para os letramentos, no 5° ano? A dissertação está no contexto da linha de pesquisa “Culturas, linguagens e tecnologias da educação”, do Programa de pós-graduação em Educação, da Universidade La Salle, assim como, no contexto do grupo de pesquisa COTEDIC UNILASALLE/CNPq. Essa pesquisa é de natureza exploratória e qualitativa, realizada através da metodologia de estudo de caso, em uma turma do 5º ano do ensino fundamental, da rede pública municipal de Canoas. No estudo de caso foram propostas quatro atividades recontextualizadas em diferentes gêneros textuais. Os instrumentos para a produção de dados empíricos são: o pré-teste, os registros das atividades realizadas pelos alunos, o diário da observação da pesquisadora e o pós-teste. A análise dos dados compreende a análise de conteúdo, a partir das três etapas de Bardin (2011), que consistem em pré-análise, exploração do material, inferência e a interpretação dos dados. Evidenciamos que os diferentes gêneros textuais se confirmaram como potencializadores para a aquisição da leitura e escrita e validaram a recontextualização para os letramentos em múltiplas linguagens que permeiam nosso cotidiano. A leitura e escrita são tecnologias para se expressar, comunicar e interagir, constituindo-se como fenômenos sociais na produção cultural.
metadata.dc.contributor.advisor: Backes, Luciana
Appears in Collections:Dissertação (PPGE)

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