Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/11690/3989
Autor(es): | Paim, Débora Lopes |
Título: | Olhares outros: fotografias na ótica infantil para a construção de currículos descoloniais |
Palavras-chave: | Descolonialidade;Currículo;Educação Infantil;Desemparedamento;Formação docente |
Data do documento: | 2024 |
Editor: | Universidade La Salle |
Resumo: | Esta dissertação objetiva refletir, através do diálogo com a ótica infantil pelo uso de fotografias mediadas por educadoras da rede pública de ensino, acerca das concepções, das práticas e processos político-pedagógicos do cotidiano da educação infantil, na busca de pensar possibilidades outras de ser, estar, ver a/na escola, desde uma perspectiva da descolonialidade e da construção de currículos nesses espaços. Metodologicamente, a pesquisa de cunho qualitativo se sustenta a partir das contribuições de Fals Borda (2003, 2015) sobre Investigação-Ação Participativa, em consonância com os conceitos de pesquisador cambono, proposto por Simas e Rufino (2019, 2020) e do fazer decolonial amparado por Ocaña, Lopez (2018) e Ocaña, Lopez e Conedo (2018). A escrita se aprofunda nos estudos descoloniais, fortalecidos a partir dos escritos e pesquisas de autores do Grupo Modernidade/Colonialidade e na conceitualização de infâncias e discussão das normativas e diretrizes curriculares vigentes, amparadas em Friedmann (2011, 2020), Kramer (2002, 2006, 2019) e Tiriba (2018). A partir dos processos vivenciados de formação docente continuada e da análise de fotografias tiradas por crianças dos espaços escolares por intermédio das educadoras, a pesquisa aponta para aspectos da biofilia latente na constituição humana apontando o Princípio Biométrico como uma possibilidade de regência das pedagogias; a interculturalidade como possibilidade na construção de currículos descoloniais; do desemparedamento urgente das infâncias como possibilidade também na constituição de posturas outras para a construção de currículos no âmbito da Educação Infantil, numa postura de estar com as crianças em seus cotidianos de modo atento e aberto. |
Orientador(es): | Silva, Gilberto Ferreira da |
Aparece nas coleções: | Dissertação (PPGE) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
dpaim.pdf | 24,95 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.