Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11690/3989
Authors: | Paim, Débora Lopes |
Title: | Olhares outros: fotografias na ótica infantil para a construção de currículos descoloniais |
Keywords: | Descolonialidade;Currículo;Educação Infantil;Desemparedamento;Formação docente |
Issue Date: | 2024 |
Publisher: | Universidade La Salle |
Abstract: | Esta dissertação objetiva refletir, através do diálogo com a ótica infantil pelo uso de fotografias mediadas por educadoras da rede pública de ensino, acerca das concepções, das práticas e processos político-pedagógicos do cotidiano da educação infantil, na busca de pensar possibilidades outras de ser, estar, ver a/na escola, desde uma perspectiva da descolonialidade e da construção de currículos nesses espaços. Metodologicamente, a pesquisa de cunho qualitativo se sustenta a partir das contribuições de Fals Borda (2003, 2015) sobre Investigação-Ação Participativa, em consonância com os conceitos de pesquisador cambono, proposto por Simas e Rufino (2019, 2020) e do fazer decolonial amparado por Ocaña, Lopez (2018) e Ocaña, Lopez e Conedo (2018). A escrita se aprofunda nos estudos descoloniais, fortalecidos a partir dos escritos e pesquisas de autores do Grupo Modernidade/Colonialidade e na conceitualização de infâncias e discussão das normativas e diretrizes curriculares vigentes, amparadas em Friedmann (2011, 2020), Kramer (2002, 2006, 2019) e Tiriba (2018). A partir dos processos vivenciados de formação docente continuada e da análise de fotografias tiradas por crianças dos espaços escolares por intermédio das educadoras, a pesquisa aponta para aspectos da biofilia latente na constituição humana apontando o Princípio Biométrico como uma possibilidade de regência das pedagogias; a interculturalidade como possibilidade na construção de currículos descoloniais; do desemparedamento urgente das infâncias como possibilidade também na constituição de posturas outras para a construção de currículos no âmbito da Educação Infantil, numa postura de estar com as crianças em seus cotidianos de modo atento e aberto. |
metadata.dc.contributor.advisor: | Silva, Gilberto Ferreira da |
Appears in Collections: | Dissertação (PPGE) |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.