Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11690/4046
Authors: Federle, Melissa Pires
Title: A ausência de uma creche universitária e seus impactos no acesso e permanência de mulheres no ensino superior
Keywords: Creche Universitária;Acesso e Permanência;Educação Superior e Maternidade
Issue Date: 2024
Publisher: Universidade La Salle
Abstract: O artigo "A ausência de uma Creche Universitária e seus impactos no acesso e permanência de mulheres no Ensino Superior" analisa a falta de creches universitárias e seu impacto na permanência das mulheres no ensino superior , destacando como essa ausência perpetua desigualdades de gênero, raça e classe. O texto evidencia que a infraestrutura de cuidado infantil é crucial para apoiar mães estudantes, permitindo que conciliem responsabilidades acadêmicas e familiares. Os objetivos do estudo incluem investigar o impacto da ausência de creches no acesso e na permanência das mulheres na graduação, além de avaliar o estresse gerado pela falta de suporte. A metodologia consiste em uma revisão da literatura com abordagem qualitativa, utilizando dados secundários de pesquisas anteriores. Os resultados mostram que a falta de creches afeta a participação feminina no ensino superior, resultando em estresse elevado e comprometimento do desempenho acadêmico. O estudo conclui que as políticas públicas são essenciais para garantir um ambiente educacional inclusivo, como a criação de creches universitárias e programas de assistência financeira. suma, o artigo destaca a necessidade urgente de intervenções que promovam um ambiente educacional mais equitativo, permitindo que as mulheres conciliem suas aspirações acadêmicas com suas responsabilidades parentais.
metadata.dc.contributor.advisor: Campos, Camila Bolzan
Appears in Collections:Trabalho de Conclusão de Graduação (Psicologia)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC (2) - MELISSA PIRES FEDERLE.pdf262,18 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.