Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11690/4055
Authors: | Moraes, Lidiane |
Title: | Consequências do uso excessivo de telas entre crianças e adolescentes: uma revisão sistemática |
Keywords: | Telas;Crianças;Adolescentes;Smartphone;Saúde mental |
Issue Date: | 2024 |
Publisher: | Universidade La Salle |
Abstract: | O objetivo deste artigo é compreender possíveis consequências do uso excessivo e indiscriminado de telas e tecnologias no desenvolvimento de crianças e adolescentes, assim como o comprometimento de seus processos psicológicos básicos, relações sociais e autoimagem. O percurso metodológico ocorreu por meio de uma revisão sistemática de literatura, onde a partir do levantamento realizado nas bases de dados Pubmed, Scielo e Pepsic, foram selecionados 17 artigos. Os resultados das análises indicaram que o uso excessivo de telas pode prejudicar a formação cognitiva de crianças e adolescentes e seu bem estar psicológico, causando “prejuízos” comportamentais e sociais, além de prejuízos nos vínculos familiares. O uso indiscriminado de telas e eletrônicos é capaz de aumentar consideravelmente os níveis de ansiedade e depressão nos jovens usuários, além de os conteúdos consumidos influenciarem diretamente no comportamento e estimular o uso de substâncias prejudiciais à saúde. As telas se utilizadas com moderação, dentro do recomendado pelas organizações de saúde (de duas a três horas), podem beneficiar os jovens com a socialização e com os estudos. É importante observar o tempo assim como a qualidade dos conteúdos acessados para que o uso seja saudável e benéfico e não cause prejuízos acumulados ao longo do tempo. |
metadata.dc.contributor.advisor: | Borges, Maria de Lourdes |
Appears in Collections: | Trabalho de Conclusão de Graduação (Psicologia) |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
_Lidiane Moraes TCC _final_ 24_2.docx - LIDIANE MORAES.pdf | 387,74 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.