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http://hdl.handle.net/11690/4082
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Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Oliveira, Dalcifran Taveira de | - |
dc.date.accessioned | 2025-01-22T12:48:03Z | - |
dc.date.available | 2025-01-22T12:48:03Z | - |
dc.date.issued | 2024 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11690/4082 | - |
dc.description.abstract | Esta pesquisa desenvolve o tema "Práticas pedagógicas em Língua Portuguesa nos Anos Finais do Ensino Fundamental: a gamificação enquanto estratégia de ensino no Amazonas". A gamificação na educação consiste em usar elementos de jogos para motivar e engajar os alunos, tornando a aprendizagem mais interativa. Ao utilizar atividades gamificadas na educação básica, cria-se um ambiente mais estimulante, no qual os discentes sentem-se mais motivados e envolvidos com o processo de aprendizagem. O estudo está vinculado à Linha de Pesquisa “Formação de Professores, Teorias e Práticas Educativas” do Programa de Pós-Graduação da Universidade La Salle, Mestrado Interinstitucional Canoas/RS - Manaus/AM e parte do seguinte problema: Quais são os pressupostos da Base Nacional Comum Curricular e da Proposta Curricular e Pedagógica do Ensino Fundamental da Secretaria de Estado de Educação e Desporto do Amazonas que fundamentam o uso da gamificação nas práticas pedagógicas da Língua Portuguesa, nos Anos Finais do Ensino Fundamental? Por isso, seu objetivo geral é refletir sobre os pressupostos da Base Nacional Comum Curricular e da Proposta Curricular e Pedagógica do Ensino Fundamental da Secretaria de Estado de Educação e Desporto do Amazonas que fundamentam o uso da gamificação nas práticas pedagógicas da Língua Portuguesa, nos Anos Finais do Ensino Fundamental. Este estudo caracteriza-se como pesquisa documental, de natureza qualitativa, com objetivo exploratório. O corpus investigativo da pesquisa é formado pelos seguintes documentos: a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e a Proposta Curricular e Pedagógica do Ensino Fundamental (PCP), da Secretaria de Estado de Educação e Desporto (SEDUC-AM). A análise dos dados teve suporte em Cellard (2012), e demonstrou que tanto a BNCC quanto a Proposta Curricular e Pedagógica do Ensino Fundamental (PCP) da SEDUC/AM., apresentam pressupostos que fundamentam o uso da gamificação no ensino da Língua Portuguesa nos Anos Finais do Ensino Fundamental, como a educação integral, o desenvolvimento de habilidades do século XXI, e a promoção de práticas pedagógicas ativas e participativas, reforçando a relevância da gamificação para uma formação mais significativa e alinhada às demandas contemporâneas e regionais. Além disso, o uso da gamificação no ensino de Língua Portuguesa é uma estratégia eficiente para tornar o processo de ensino-aprendizagem mais interativo e dinâmico, contribuindo para a efetivação das competências previstas na BNCC. | pt_BR |
dc.publisher | Universidade La Salle | pt_BR |
dc.subject | Educação básica | pt_BR |
dc.subject | Gamificação | pt_BR |
dc.subject | Práticas pedagógicas | pt_BR |
dc.subject | Ensino fundamental | pt_BR |
dc.subject | Língua portuguesa | pt_BR |
dc.title | Práticas pedagógicas em língua portuguesa nos anos finais do ensino fundamental: a gamificação enquanto estratégia de ensino no Amazonas | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.contributor.advisor | Casagrande, Cledes Antonio | - |
Aparece nas coleções: | Dissertação (PPGE) |
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