Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11690/4082
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dc.contributor.authorOliveira, Dalcifran Taveira de-
dc.date.accessioned2025-01-22T12:48:03Z-
dc.date.available2025-01-22T12:48:03Z-
dc.date.issued2024-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11690/4082-
dc.description.abstractEsta pesquisa desenvolve o tema "Práticas pedagógicas em Língua Portuguesa nos Anos Finais do Ensino Fundamental: a gamificação enquanto estratégia de ensino no Amazonas". A gamificação na educação consiste em usar elementos de jogos para motivar e engajar os alunos, tornando a aprendizagem mais interativa. Ao utilizar atividades gamificadas na educação básica, cria-se um ambiente mais estimulante, no qual os discentes sentem-se mais motivados e envolvidos com o processo de aprendizagem. O estudo está vinculado à Linha de Pesquisa “Formação de Professores, Teorias e Práticas Educativas” do Programa de Pós-Graduação da Universidade La Salle, Mestrado Interinstitucional Canoas/RS - Manaus/AM e parte do seguinte problema: Quais são os pressupostos da Base Nacional Comum Curricular e da Proposta Curricular e Pedagógica do Ensino Fundamental da Secretaria de Estado de Educação e Desporto do Amazonas que fundamentam o uso da gamificação nas práticas pedagógicas da Língua Portuguesa, nos Anos Finais do Ensino Fundamental? Por isso, seu objetivo geral é refletir sobre os pressupostos da Base Nacional Comum Curricular e da Proposta Curricular e Pedagógica do Ensino Fundamental da Secretaria de Estado de Educação e Desporto do Amazonas que fundamentam o uso da gamificação nas práticas pedagógicas da Língua Portuguesa, nos Anos Finais do Ensino Fundamental. Este estudo caracteriza-se como pesquisa documental, de natureza qualitativa, com objetivo exploratório. O corpus investigativo da pesquisa é formado pelos seguintes documentos: a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e a Proposta Curricular e Pedagógica do Ensino Fundamental (PCP), da Secretaria de Estado de Educação e Desporto (SEDUC-AM). A análise dos dados teve suporte em Cellard (2012), e demonstrou que tanto a BNCC quanto a Proposta Curricular e Pedagógica do Ensino Fundamental (PCP) da SEDUC/AM., apresentam pressupostos que fundamentam o uso da gamificação no ensino da Língua Portuguesa nos Anos Finais do Ensino Fundamental, como a educação integral, o desenvolvimento de habilidades do século XXI, e a promoção de práticas pedagógicas ativas e participativas, reforçando a relevância da gamificação para uma formação mais significativa e alinhada às demandas contemporâneas e regionais. Além disso, o uso da gamificação no ensino de Língua Portuguesa é uma estratégia eficiente para tornar o processo de ensino-aprendizagem mais interativo e dinâmico, contribuindo para a efetivação das competências previstas na BNCC.pt_BR
dc.publisherUniversidade La Sallept_BR
dc.subjectEducação básicapt_BR
dc.subjectGamificaçãopt_BR
dc.subjectPráticas pedagógicaspt_BR
dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
dc.subjectLíngua portuguesapt_BR
dc.titlePráticas pedagógicas em língua portuguesa nos anos finais do ensino fundamental: a gamificação enquanto estratégia de ensino no Amazonaspt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisorCasagrande, Cledes Antonio-
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