Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11690/4082
Authors: Oliveira, Dalcifran Taveira de
Title: Práticas pedagógicas em língua portuguesa nos anos finais do ensino fundamental: a gamificação enquanto estratégia de ensino no Amazonas
Keywords: Educação básica;Gamificação;Práticas pedagógicas;Ensino fundamental;Língua portuguesa
Issue Date: 2024
Publisher: Universidade La Salle
Abstract: Esta pesquisa desenvolve o tema "Práticas pedagógicas em Língua Portuguesa nos Anos Finais do Ensino Fundamental: a gamificação enquanto estratégia de ensino no Amazonas". A gamificação na educação consiste em usar elementos de jogos para motivar e engajar os alunos, tornando a aprendizagem mais interativa. Ao utilizar atividades gamificadas na educação básica, cria-se um ambiente mais estimulante, no qual os discentes sentem-se mais motivados e envolvidos com o processo de aprendizagem. O estudo está vinculado à Linha de Pesquisa “Formação de Professores, Teorias e Práticas Educativas” do Programa de Pós-Graduação da Universidade La Salle, Mestrado Interinstitucional Canoas/RS - Manaus/AM e parte do seguinte problema: Quais são os pressupostos da Base Nacional Comum Curricular e da Proposta Curricular e Pedagógica do Ensino Fundamental da Secretaria de Estado de Educação e Desporto do Amazonas que fundamentam o uso da gamificação nas práticas pedagógicas da Língua Portuguesa, nos Anos Finais do Ensino Fundamental? Por isso, seu objetivo geral é refletir sobre os pressupostos da Base Nacional Comum Curricular e da Proposta Curricular e Pedagógica do Ensino Fundamental da Secretaria de Estado de Educação e Desporto do Amazonas que fundamentam o uso da gamificação nas práticas pedagógicas da Língua Portuguesa, nos Anos Finais do Ensino Fundamental. Este estudo caracteriza-se como pesquisa documental, de natureza qualitativa, com objetivo exploratório. O corpus investigativo da pesquisa é formado pelos seguintes documentos: a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e a Proposta Curricular e Pedagógica do Ensino Fundamental (PCP), da Secretaria de Estado de Educação e Desporto (SEDUC-AM). A análise dos dados teve suporte em Cellard (2012), e demonstrou que tanto a BNCC quanto a Proposta Curricular e Pedagógica do Ensino Fundamental (PCP) da SEDUC/AM., apresentam pressupostos que fundamentam o uso da gamificação no ensino da Língua Portuguesa nos Anos Finais do Ensino Fundamental, como a educação integral, o desenvolvimento de habilidades do século XXI, e a promoção de práticas pedagógicas ativas e participativas, reforçando a relevância da gamificação para uma formação mais significativa e alinhada às demandas contemporâneas e regionais. Além disso, o uso da gamificação no ensino de Língua Portuguesa é uma estratégia eficiente para tornar o processo de ensino-aprendizagem mais interativo e dinâmico, contribuindo para a efetivação das competências previstas na BNCC.
metadata.dc.contributor.advisor: Casagrande, Cledes Antonio
Appears in Collections:Dissertação (PPGE)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DISSERTAÇÃO DALCIFRAN TAVEIRA DE OLIVEIRA.pdf1,41 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.