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Authors: Santos, Luiza de Marilac dos
Title: A educação empreendedora no norte e no sul: um estudo documental sobre os programas educação empreendedora e hora de empreender nos estados do Amazonas e Rio Grande do Sul
Keywords: Educação Empreendedora;Empreendedorismo;Políticas Públicas;Inovação
Issue Date: 2024
Publisher: Universidade La Salle
Abstract: No cenário contemporâneo, caracterizado por rápidas transformações econômicas, tecnológicas e sociais, a capacidade de inovar, criar e adaptar-se tornou-se um diferencial essencial para o sucesso profissional e pessoal. Nesse contexto, a educação empreendedora surge como um elemento fundamental na formação de indivíduos preparados para enfrentar os desafios e aproveitar as oportunidades do mundo moderno. A presente dissertação está vinculada à linha de pesquisa intitulada “Culturas, Linguagens e Tecnologias na Educação”, do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade La Salle – Unilasalle. Esta pesquisa investigou os desafios, perspectivas e contribuições de dois programas de educação empreendedora: o Educação Empreendedora, no estado do Amazonas, e o Hora de Empreender, no Rio Grande do Sul. A questão de pesquisa deste estudo foi: Quais são os desafios, perspectivas e contribuições desses programas na implementação de ações voltadas à inovação e ao empreendedorismo? O estudo teve como objetivo geral analisar os desafios, perspectivas e contributos de dois programas de educação empreendedora, um no Amazonas: o Educação Empreendedora e outro no Rio Grande do Sul, o Hora de Empreender, tendo em vista a implementação de ações relacionadas à inovação e ao empreendedorismo. Especificamente, procurou contextualizar os programas, descrevendo suas instalações centrais, especificações e potencialidades no contexto regional. A pesquisa foi ancorada nos conceitos de educação empreendedora e empreendedorismo. A metodologia adotada foi uma abordagem qualitativa, com objetivo exploratório e estratégia de pesquisa documental. Como técnica de análise de dados, utilizou-se a análise de conteúdo proposta por Bardin (2011) para interpretar documentos institucionais, normativos e relatórios relacionados aos programas investigados. Os resultados da pesquisa revelaram que ambos os programas tiveram contribuições significativas para o desenvolvimento da educação empreendedora, mas enfrentaram desafios estruturais e operacionais específicos às realidades regionais. No Amazonas, as limitações estão relacionadas à infraestrutura educacional e à abrangência geográfica; enquanto no Rio Grande do Sul, os desafios envolvem a adaptação a diferentes públicos e a integração das ações às necessidades locais. Em contrapartida, os dois programas destacam-se como iniciativas promissoras para a formação de cidadãos criativos, críticos e preparados para atuar no mercado de trabalho e na sociedade.
metadata.dc.contributor.advisor: Bortolaso, Ingridi Vargas
Appears in Collections:Dissertação (PPGE)

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