Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/11690/4088
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Coelho, Silmara | - |
dc.date.accessioned | 2025-01-22T13:46:33Z | - |
dc.date.available | 2025-01-22T13:46:33Z | - |
dc.date.issued | 2024 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11690/4088 | - |
dc.description.abstract | A fase de escolarização inicial, traz a alfabetização como principal objetivo e, apesar desse processo ser amplamente debatido, os índices trazidos nas avaliações externas mostram-nos que ainda estamos muito distantes do desejado. Esta pesquisa-ação-formação caracterizou-se por uma ação conjunta de reflexão sobre a prática pedagógica com os professores alfabetizadores do 1º ano do Ensino Fundamental da Rede Municipal de Canoas, através de uma proposta de Formação Continuada entre Unilasalle e Escola de Formação de Professores Darcy Ribeiro. O problema de investigação consistiu em: Quais as contribuições das práticas educativas lúdicas para a aprendizagem significativa no primeiro ano do Ensino Fundamental na concepção de professores da Rede Municipal de Canoas/RS? O campo empírico são as docentes alfabetizadoras da Rede Municipal de Canoas, por meio da Escola de Formação de Professores Darcy Ribeiro, gerenciada pela mantenedora Secretaria Municipal de Educação de Canoas/RS. O objetivo geral do projeto de pesquisa é: Analisar as contribuições das práticas lúdicas para a aprendizagem significativa no Primeiro ano do Ensino Fundamental. Participaram do estudo a professora pesquisadora e professoras alfabetizadoras do 1º ano do Ensino Fundamental da Rede Municipal de Educação de Canoas que atuam com estudantes na faixa etária entre 6 e 7 anos. O instrumento de coleta de dados foi através de rodas de conversa e google forms. Os dados foram analisados por meio da Técnica de Análise de Conteúdo de Bardin (2011), aos quais dividimos em possibilidades e limites das práticas lúdicas na alfabetização. Os resultados do estudo contribuíram para qualificar a prática docente e, assim, favorecer a aprendizagem significativa das crianças do primeiro ano do Ensino Fundamental da Rede. | pt_BR |
dc.publisher | Universidade La Salle | pt_BR |
dc.subject | Formação docente | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem significativa | pt_BR |
dc.subject | Ludicidade | pt_BR |
dc.subject | Alfabetização e Letramento | pt_BR |
dc.title | Contribuições das práticas educativas lúdicas para a aprendizagem significativa no primeiro ano do ensino fundamental da rede municipal de Canoas | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.contributor.advisor | Jung, Hildegard Susana | - |
Aparece nas coleções: | Dissertação (PPGE) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO SILMARA COELHO.pdf | 12,43 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.