Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11690/4088
Authors: | Coelho, Silmara |
Title: | Contribuições das práticas educativas lúdicas para a aprendizagem significativa no primeiro ano do ensino fundamental da rede municipal de Canoas |
Keywords: | Formação docente;Aprendizagem significativa;Ludicidade;Alfabetização e Letramento |
Issue Date: | 2024 |
Publisher: | Universidade La Salle |
Abstract: | A fase de escolarização inicial, traz a alfabetização como principal objetivo e, apesar desse processo ser amplamente debatido, os índices trazidos nas avaliações externas mostram-nos que ainda estamos muito distantes do desejado. Esta pesquisa-ação-formação caracterizou-se por uma ação conjunta de reflexão sobre a prática pedagógica com os professores alfabetizadores do 1º ano do Ensino Fundamental da Rede Municipal de Canoas, através de uma proposta de Formação Continuada entre Unilasalle e Escola de Formação de Professores Darcy Ribeiro. O problema de investigação consistiu em: Quais as contribuições das práticas educativas lúdicas para a aprendizagem significativa no primeiro ano do Ensino Fundamental na concepção de professores da Rede Municipal de Canoas/RS? O campo empírico são as docentes alfabetizadoras da Rede Municipal de Canoas, por meio da Escola de Formação de Professores Darcy Ribeiro, gerenciada pela mantenedora Secretaria Municipal de Educação de Canoas/RS. O objetivo geral do projeto de pesquisa é: Analisar as contribuições das práticas lúdicas para a aprendizagem significativa no Primeiro ano do Ensino Fundamental. Participaram do estudo a professora pesquisadora e professoras alfabetizadoras do 1º ano do Ensino Fundamental da Rede Municipal de Educação de Canoas que atuam com estudantes na faixa etária entre 6 e 7 anos. O instrumento de coleta de dados foi através de rodas de conversa e google forms. Os dados foram analisados por meio da Técnica de Análise de Conteúdo de Bardin (2011), aos quais dividimos em possibilidades e limites das práticas lúdicas na alfabetização. Os resultados do estudo contribuíram para qualificar a prática docente e, assim, favorecer a aprendizagem significativa das crianças do primeiro ano do Ensino Fundamental da Rede. |
metadata.dc.contributor.advisor: | Jung, Hildegard Susana |
Appears in Collections: | Dissertação (PPGE) |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO SILMARA COELHO.pdf | 12,43 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.