Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/11690/4108
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Conceição, Erica Cristina Silva | - |
dc.date.accessioned | 2025-02-05T18:48:03Z | - |
dc.date.available | 2025-02-05T18:48:03Z | - |
dc.date.issued | 2024 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11690/4108 | - |
dc.description.abstract | A referida dissertação aborda sobre o tema Educação de Jovens e Adultos, contemplando o Sistema Eletrônico de Avaliação, para realização do Exame Supletivo Eletrônico promovido pela Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar do estado do Amazonas. O estudo está inserido na linha de pesquisa Gestão, Educação e Políticas Públicas do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Mestrado em Educação, da Universidade La Salle. Enquanto objetivo geral busca analisar a contribuição pessoal/profissional da Educação de Jovens e Adultos no formato Supletivo Eletrônico, através do processo de aplicação dos exames para certificação da educação básica. Este interesse de estudo oportuna responder ao problema de pesquisa: Como o processo da certificação do SEA incide para a contribuição pessoal/profissional dos candidatos participantes dos exames?. Para sua metodologia optamos pela pesquisa-formação, no entendimento que o relato de experiências da pesquisadora contribui significativamente nas análises e na proposição de ações colaborativas ao Supletivo Eletrônico. Quanto à natureza da pesquisa, caracteriza-se como aplicada, e diante de seus objetivos está sob o caráter exploratório, com uma abordagem qualitativa. Acrescentamos sobre a realização de uma revisão de literatura, concernente à pesquisa e devidamente atualizada. Os resultados da pesquisa evidenciam sete vetores a serem tratados a partir da revisão: Formação docente para EJA e Formação continuada; Abandono e Evasão escolar na EJA; A BNCC desconsidera o específico para uma EJA que qualifique profissionalmente; Contribuições Freireanas para potencializar a EJA; A EJA muda de nomes mas continua resistente à pedagogia emancipatória; Descontinuidade de políticas públicas para EJA; A EJA contribui precariamente para a construção de competências pessoal/profissional. Assim, diante do exposto, consideramos a importância de ações de políticas públicas contínuas, que prezam pelo real acompanhamento do estudante, do candidato, da pessoa jovem e adulta, garantindo a partir dos processos educacionais ao qual participam, o seu desenvolvimento para competências pessoal/profissional. Constatamos ainda que, independente dessa tomada de ações por instâncias superiores, a Secretaria de Educação do Amazonas, com sua autonomia e na responsabilidade pelo Sistema Eletrônico de Avaliação, pode difundir ações dentro de seu domínio, que colaborem para engrandecer o potencial do programa, valorizando as necessidades do público jovem e adulto | pt_BR |
dc.publisher | Universidade La Salle | pt_BR |
dc.subject | Educação de jovens e adultos | pt_BR |
dc.subject | Amazonas | pt_BR |
dc.subject | Política educacional | pt_BR |
dc.subject | Exame supletivo eletrônico | pt_BR |
dc.title | Certificação básica da educação de jovens e adultos por meio do sistema eletrônico de avaliação: perspectivas da pesquisa-formação | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.contributor.advisor | Fossatti, Paulo | - |
Aparece nas coleções: | Dissertação (PPGE) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO ERICA CRISTINA SILVA CONCEIÇÃO.pdf | 2,12 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.