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Authors: Conceição, Erica Cristina Silva
Title: Certificação básica da educação de jovens e adultos por meio do sistema eletrônico de avaliação: perspectivas da pesquisa-formação
Keywords: Educação de jovens e adultos;Amazonas;Política educacional;Exame supletivo eletrônico
Issue Date: 2024
Publisher: Universidade La Salle
Abstract: A referida dissertação aborda sobre o tema Educação de Jovens e Adultos, contemplando o Sistema Eletrônico de Avaliação, para realização do Exame Supletivo Eletrônico promovido pela Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar do estado do Amazonas. O estudo está inserido na linha de pesquisa Gestão, Educação e Políticas Públicas do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Mestrado em Educação, da Universidade La Salle. Enquanto objetivo geral busca analisar a contribuição pessoal/profissional da Educação de Jovens e Adultos no formato Supletivo Eletrônico, através do processo de aplicação dos exames para certificação da educação básica. Este interesse de estudo oportuna responder ao problema de pesquisa: Como o processo da certificação do SEA incide para a contribuição pessoal/profissional dos candidatos participantes dos exames?. Para sua metodologia optamos pela pesquisa-formação, no entendimento que o relato de experiências da pesquisadora contribui significativamente nas análises e na proposição de ações colaborativas ao Supletivo Eletrônico. Quanto à natureza da pesquisa, caracteriza-se como aplicada, e diante de seus objetivos está sob o caráter exploratório, com uma abordagem qualitativa. Acrescentamos sobre a realização de uma revisão de literatura, concernente à pesquisa e devidamente atualizada. Os resultados da pesquisa evidenciam sete vetores a serem tratados a partir da revisão: Formação docente para EJA e Formação continuada; Abandono e Evasão escolar na EJA; A BNCC desconsidera o específico para uma EJA que qualifique profissionalmente; Contribuições Freireanas para potencializar a EJA; A EJA muda de nomes mas continua resistente à pedagogia emancipatória; Descontinuidade de políticas públicas para EJA; A EJA contribui precariamente para a construção de competências pessoal/profissional. Assim, diante do exposto, consideramos a importância de ações de políticas públicas contínuas, que prezam pelo real acompanhamento do estudante, do candidato, da pessoa jovem e adulta, garantindo a partir dos processos educacionais ao qual participam, o seu desenvolvimento para competências pessoal/profissional. Constatamos ainda que, independente dessa tomada de ações por instâncias superiores, a Secretaria de Educação do Amazonas, com sua autonomia e na responsabilidade pelo Sistema Eletrônico de Avaliação, pode difundir ações dentro de seu domínio, que colaborem para engrandecer o potencial do programa, valorizando as necessidades do público jovem e adulto
metadata.dc.contributor.advisor: Fossatti, Paulo
Appears in Collections:Dissertação (PPGE)

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