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http://hdl.handle.net/11690/4195
Autor(es): | Ortiz, Gêise Rúbia de Souza |
Título: | O protagonismo infantil na perspectiva da gestão democrática: uma revisão da produção acadêmico-científica |
Palavras-chave: | Gestão democrática;Educação infantil;Protagonismo infantil |
Data do documento: | 2024 |
Resumo: | Na contemporaneidade, as crianças da educação infantil, são reconhecidas como sujeitos de direitos, capazes de construir conhecimentos e potencialmente participantes. Com base em tais princípios, os profissionais responsáveis pela gestão escolar, são desafiados a fomentar o protagonismo infantil na perspectiva da gestão democrática no contexto das escolas de educação infantil. Nesse sentido, a presente pesquisa bibliográfica focaliza as contribuições da produção acadêmico-científica para a reflexão sobre a prática cotidiana sobre a temática. Para tanto, realizou-se um diálogo com os pressupostos teóricos de Libâneo, Lück e Ribeiro, Barbosa, Horn, Craidy, Kaercher, Oliveira-Formosinho, Arroyo, Rinaldi, Friedman entre outros e estabeleceu-se um corpus investigativo composto por 12 trabalhos defendidos em Programas de Pós-graduação situados no Brasil entre os anos de 2014 e 2022, localizados no Catálogo de Teses e Dissertações da CAPES. O estudo está inserido na linha de pesquisa Gestão, Educação e Políticas Públicas do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade La Salle. Os dados coletados por meio de análise documental e teórica, serão analisados com base na Técnica de Análise de Conteúdo. Os principais achados da pesquisa são: que a literatura atual carece de estudos que investiguem a gestão democrática na educação infantil sob a perspectiva do protagonismo infantil. A maioria das pesquisas foca em aspectos administrativos e organizacionais, sem considerar como as crianças podem influenciar e participar ativamente na gestão das instituições. A compreensão do protagonismo infantil na perspectiva da gestão democrática é essencial para a construção de um ambiente educacional que realmente valorize a participação e a voz das crianças. |
Orientador(es): | Ramos, Roberto Carlos |
Aparece nas coleções: | Dissertação (PPGE) |
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