Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11690/4211
Autor(es): Mancilha, Carolina Silva Lopes
Título: Contribuições de práticas com tecnologias assistivas para ações formativas dos professores de AEE em comunidades de aprendizagens
Palavras-chave: Tecnologia Assistiva;Inclusão;AEE (Atendimento Educacional Especializado);Comunidades de aprendizagem
Data do documento: 2025
Editor: Universidade La Salle
Resumo: A pesquisa-ação tem como problemática investigativa: “Quais são as contribuições de práticas com Tecnologias Assistivas desenvolvidas por professores que atuam no Atendimento Educacional Especializado, na rede municipal de Canoas/RS, para ações formativas em comunidades de aprendizagem?” A pesquisa está inserida no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade La Salle, através da seguinte linha de pesquisa: Culturas, Linguagens e Tecnologias na Educação. O referencial teórico está alicerçado em três eixos estruturantes, a saber: Tecnologias Assistivas (Rita Bersh, Margarete Terezinha de Andrade Costa, José Manuel Moran); Inclusão (Romeu Sassaki, Maria Teresa Égler, Amartya Sen e Martha Nussbaum, e Ações Formativas: Comunidades de Aprendizagem (António Nóvoa). O contexto do estudo é a rede de ensino municipal da cidade de Canoas/RS, tendo como participantes os professores do AEE. Os dados, foram coletados por meio de questionários, discussões de grupo e conversas aprofundadas. Foram analisados por meio da Técnica de Análise de Conteúdo, proposta por Bardin, chegando à conclusão de que comunidades promovem o crescimento coletivo por meio de um trabalho colaborativo, no qual cada participante é protagonista e desempenha um papel essencial.
Orientador(es): Pontin, Fabrício
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGE)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Carolina.pdf8,29 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.