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http://hdl.handle.net/11690/4211
Autor(es): | Mancilha, Carolina Silva Lopes |
Título: | Contribuições de práticas com tecnologias assistivas para ações formativas dos professores de AEE em comunidades de aprendizagens |
Palavras-chave: | Tecnologia Assistiva;Inclusão;AEE (Atendimento Educacional Especializado);Comunidades de aprendizagem |
Data do documento: | 2025 |
Editor: | Universidade La Salle |
Resumo: | A pesquisa-ação tem como problemática investigativa: “Quais são as contribuições de práticas com Tecnologias Assistivas desenvolvidas por professores que atuam no Atendimento Educacional Especializado, na rede municipal de Canoas/RS, para ações formativas em comunidades de aprendizagem?” A pesquisa está inserida no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade La Salle, através da seguinte linha de pesquisa: Culturas, Linguagens e Tecnologias na Educação. O referencial teórico está alicerçado em três eixos estruturantes, a saber: Tecnologias Assistivas (Rita Bersh, Margarete Terezinha de Andrade Costa, José Manuel Moran); Inclusão (Romeu Sassaki, Maria Teresa Égler, Amartya Sen e Martha Nussbaum, e Ações Formativas: Comunidades de Aprendizagem (António Nóvoa). O contexto do estudo é a rede de ensino municipal da cidade de Canoas/RS, tendo como participantes os professores do AEE. Os dados, foram coletados por meio de questionários, discussões de grupo e conversas aprofundadas. Foram analisados por meio da Técnica de Análise de Conteúdo, proposta por Bardin, chegando à conclusão de que comunidades promovem o crescimento coletivo por meio de um trabalho colaborativo, no qual cada participante é protagonista e desempenha um papel essencial. |
Orientador(es): | Pontin, Fabrício |
Aparece nas coleções: | Dissertação (PPGE) |
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