Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11690/4211
Authors: | Mancilha, Carolina Silva Lopes |
Title: | Contribuições de práticas com tecnologias assistivas para ações formativas dos professores de AEE em comunidades de aprendizagens |
Keywords: | Tecnologia Assistiva;Inclusão;AEE (Atendimento Educacional Especializado);Comunidades de aprendizagem |
Issue Date: | 2025 |
Publisher: | Universidade La Salle |
Abstract: | A pesquisa-ação tem como problemática investigativa: “Quais são as contribuições de práticas com Tecnologias Assistivas desenvolvidas por professores que atuam no Atendimento Educacional Especializado, na rede municipal de Canoas/RS, para ações formativas em comunidades de aprendizagem?” A pesquisa está inserida no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade La Salle, através da seguinte linha de pesquisa: Culturas, Linguagens e Tecnologias na Educação. O referencial teórico está alicerçado em três eixos estruturantes, a saber: Tecnologias Assistivas (Rita Bersh, Margarete Terezinha de Andrade Costa, José Manuel Moran); Inclusão (Romeu Sassaki, Maria Teresa Égler, Amartya Sen e Martha Nussbaum, e Ações Formativas: Comunidades de Aprendizagem (António Nóvoa). O contexto do estudo é a rede de ensino municipal da cidade de Canoas/RS, tendo como participantes os professores do AEE. Os dados, foram coletados por meio de questionários, discussões de grupo e conversas aprofundadas. Foram analisados por meio da Técnica de Análise de Conteúdo, proposta por Bardin, chegando à conclusão de que comunidades promovem o crescimento coletivo por meio de um trabalho colaborativo, no qual cada participante é protagonista e desempenha um papel essencial. |
metadata.dc.contributor.advisor: | Pontin, Fabrício |
Appears in Collections: | Dissertação (PPGE) |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Carolina.pdf | 8,29 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.