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http://hdl.handle.net/11690/4214
Autor(es): | Pereira, Jenifer do Couto |
Título: | O samba-enredo como linguagem mobilizadora para o ensino no componente curricular de Artes: elaboração de uma sequência didática para o município de Canoas/RS |
Palavras-chave: | Educação;Artes;Samba-enredo;Anos finais do ensino fundamental;Sequência didática |
Data do documento: | 2025 |
Editor: | Universidade La Salle |
Resumo: | O estudo propõe construir uma estratégia pedagógica para as aulas de Artes no Ensino Fundamental, capaz de incorporar o uso de sambas-enredo como ferramenta efetiva para o engajamento dos alunos com o ambiente escolar e para o aprendizado de elementos curriculares. Inserida na linha de pesquisa "Culturas, Linguagens e Tecnologias na Educação" do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade La Salle, esta dissertação adota a metodologia da pesquisa de desenvolvimento (design-based research), culminando na criação de um produto educativo digital e de acesso aberto, disponível para educadores que desejem aplicá-lo em seus contextos escolares. A partir da questão investigativa sobre como as letras e performances dos sambas-enredo podem contribuir para a promoção de competências e aprendizagens significativas, o estudo constrói um percurso didático fundamentado na Base Nacional Comum Curricular, nas pedagogias de Paulo Freire, na abordagem triangular de Ana Mae Barbosa, nas contribuições de José Carlos Libâneo e em estudos sobre o samba de autores como Luiz Antônio Simas e Alberto Mussa. A justificativa nasce da percepção do desinteresse estudantil, acentuado no pós-pandemia, e da urgência em valorizar a cultura popular no ambiente escolar. Como resultados esperados, destaca-se que a proposta não se limita à fixação de conteúdos, mas visa estimular a autonomia, a investigação e a experiência criativa dos estudantes. A diversidade temática dos sambas-enredo permite abordagens interdisciplinares e culturalmente sensíveis, promovendo aprendizagens que transcendam o conteúdo formal. Acredita-se que o trajeto da aprendizagem, mais do que o produto final, seja o principal valor educativo, incentivando uma prática docente ética, democrática e comprometida com o protagonismo dos alunos. |
Orientador(es): | pontin, Fabrício |
Aparece nas coleções: | Dissertação (PPGE) |
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